Ivan Santos – Jornalista

Os sinais revelados recentemente por respeitados economistas do mercado indicam que a economia do Brasil, em 2022, poderá beneficiar-se com o desempenho positivo da economia mundial.
Os principais analistas são unânimes em afirmar que a expansão da economia nos EUA, estimada em cerca de 7% neste ano e a da China em 9% poderão puxar o crescimento da economia brasileira no ano que vem. Neste ano, o crescimento do PIB nacional tende a ser discreto, entre 2,5% a 3%.
No Brasil falta o Governo definir como ajudará as empresas a saírem da crise provocada pela Pandemia do Corona. Na última quarta feira o Comitê de Política Econômica – Copom – elevou o juro básico de 2,75% para 3,5% e deixou claro que haverá novo aumento no mês que vem. A projeção para o fim deste ano é 5,5%.
A inflação, no entanto, será controlada, segundo os especialistas com uma valorização do Real e estabilidade do Câmbio em R$ 4,90 por dólar. Esta é uma previsão. Com o Real Valorizado os preços dos alimentos e dos combustíveis continuarão a subir e a incerteza na retomada da plena produção econômica continuará indefinida.
O que o Governo, em crise política fará, neste momento, é um enigma ainda não decifrado pelo mercado e pelos agentes da produção econômica que continuam esperando Godot.