Ivan Santos – Jornalista
O economista Paulo Guedes, que comanda o Ministério da Economia do Brasil é especialista em planejamento econômico. No entanto, na formulação e condução das reformas estruturais, entre as quais a Tributária, Guedes continua reticente.
Uma força poderosa que trava a Reforma Tributária, sem dúvida nenhuma, são os governadores. Cada governador no Brasil sonha com um modelo tributário que atenda aos interesses do Estado que ele governa. Os prefeitos também recusam mudanças no atual modelo tributário porque temem perder receita. Então está claro: fazer reforma tributária no Brasil não é tarefa fácil.
O presidente da República, Capitão Mito Bolsonaro, tem um projeto prioritário a defender: a reeleição em 2022. Então, para o experiente Bolsonaro, político que pensa na próxima eleição não briga com as bases que o apoiam nem cria atritos com grupos poderosos que podem atrapalhar quem pretende permanecer no poder.
Está claro porque Paulo Guedes não defende pra valer um projeto de Reforma Tributária. Não defende porque não tem caneta com tinta para assinar projetos e propostas. Se este é o motivo superior, esqueçamos reformas estruturais. O Brasil da Nova Política vai continuar com a cara do Brasil da Velha Política até o sol raiar novamente depois de uma longa noite escura.