Ivan Santos*
A inflação aparece no Reino da Fantasia e já começa a preocupar gregos, troianos e baianos. O mercado financeiro elevou projeção da inflação para 4,60% este ano e previu o crescimento do PIB cair para 3,23% em 2021. Estas informações foram divulgadas pelo jornal Valor Econômico.
Preocupado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou o juro básico (Selic) em 0,75% (2,75% ao ano) para controlar a inflação. Na ocasião o CMN previu outro aumento no próximo mês de 075%.
No Ministério da Economia a preocupação ficou visível. As recentes privatizações de aeroportos lembraram a fase liberal do governo de FHC e as promessas do presidente Mito ignoram a crise sanitária e mira a própria reeleição.
Na Terra de Santa Cruz, na semana passada, um arauto proclamou que “num Estado predatório, a elite do poder procura camuflar a realidade e manter o público informado com fantasias veiculadas pelas redes sociais.
O arauto invisível, embaixador do “Coisa Ruim”, anunciou que o movimento da inflação informa que a saúde econômica da pátria-amada está abalada. O orçamento da República para 2021 ainda não foi sancionado pelo Presidente e a prioridade definida no Congresso foi um Bloco de Emendas Parlamentares para construir obras populares em favor da reeleição dos representantes do povo.
A Base que apoia o governo do Mito no Congresso parece disposta a se cacifar para a reeleição e deixar Saúde, Educação e Segurança para quando Deus quiser. É tempo de murici… cada um cuida hoje de si.
No Centro do Poder o ambiente político está tão confuso que hoje nem vaca reconhece o próprio bezerro. Na planície, os milhões de desempregados e os informais caminham no túnel do tempo sem uma luz que lhes indique uma saída.
Tá ruço! Quando a Tropa de Choque que apoia o Mito começa a desconfiar que está navegando num barco sem bússola, começa a refletir que está parto a hora de jogar n’água os barcos salva-vidas. O tempo está perto de fechar, a luz apagou! Só falta alguém perguntar: “E agora, José”?! “José, e agora!?”
*Jornalista