Ivan Santos*

O jornal “O Estado de São Paulo”, que tem na própria história mais de 100 anos de luta em defesa da liberdade de expressão e da democracia, escreveu no editorial de hoje que “o Brasil chegou ao ponto em que é urgente deixar de dar ouvidos ao que diz o presidente da República. Jair Bolsonaro, se tornou em si mesmo um ruido que desnorteia os brasileiros sobre como devem se comportar diante da pandemia de covid 19 que no momento mata mais de 3 mil pessoas por dia no País”.
Há no Brasil neste momento uma baita confusão na comunicação a cargo do governo. A comunicação oficial anunciou na última quarta-feira uma reunião do recém criado Comitê de Coordenação Nacional para o Enfrentamento da Covid 19. Este Comitê tem representantes do Poder Executivo, do Senado, da Câmara Federal, do Poder Judiciário e do Ministério Público. Após a reunião, ao falar pelo Comitê, o ministro Dr. Quiroga, falou em centralização da Campanha no Ministério da Saúde e defendeu o isolamento social e o rigoroso uso de máscara com o distanciamento recomendado entre as pessoas pelas autoridades sanitárias.
O Comitê respeita e recomenda orientação científica para combater a virose e o presidente da República, ignorou o Comitê e defendeu publicamente, diante de grupos de simpatizantes, que as pessoas devem sair de casa pra trabalhar normalmente como se a pandemia não fosse empecilho.
As pessoas que ouvem o Comitê recomendar um procedimento recomendado pela ciência e o presidente da República fazer um discurso para agradar o grupo de simpatizantes que o apoia politicamente, fica sem saber o que fazer. No meio da confusão um grupo segue a recomendação do Comitê e outro, a recomendação politiqueira do Chefe do Governo. Assim o Brasil está em confusão maiúscula e o vírus continua solto matando pessoas de todas as idades. Ninguém sabe até quando.

*Jornalista