Rafael Moia Filho*

Diante da sua inoperância e incapacidade de governar o país, Bolsonaro se utiliza de mentiras para enganar uma parte considerável de seu eleitorado, o que digamos, não é tarefa difícil visto que boa parte é alienada.
Uma das questões recorrentes e mais utilizadas para defender Bolsonaro e seu pífio governo é de que o STF não o deixa fazer nada na pandemia.
No ano passado, no começo da Pandemia ele disse: “Tá na tela aqui na frente uma decisão de um ministro do STF, dizendo claramente que o responsável por ações como imposição de distanciamento e isolamento social, quarentena, suspensão de atividades, bem como aulas, restrições de comércio, atividades culturais e circulação de pessoas, quem decide isso é o respectivo governador ou prefeito”.
Obviamente a declaração é falsa, mentirosa, com clara intenção de tirar seu corpo fora das responsabilidades de seu cargo e imputar ao STF a sua indiferença ao assunto que está matando milhares de brasileiros.
O Supremo Tribunal Federal (STF) não delegou a responsabilidade de tomada de medidas contra a Covid-19 a Estados e Municípios nem eximiu a Presidência da República de atuar contra a disseminação da doença. Na verdade, a Corte decidiu, que prefeitos e governadores têm legitimidade para tomar medidas locais de restrição de circulação e que não caberia ao Poder Executivo Federal derrubar essas iniciativas.
A partir desse momento a rede do ódio e da Fake News bolsonarista, instalada desde a campanha eleitoral de 2018, entrou em ação espalhando justamente o contrário, tentando levar desinformação, desacreditando o STF em relação ao presidente.
Sendo que, Jair Bolsonaro em momento algum pensou, tentou ou quis fazer algo em favor da população no combate a Covid-19. Vejamos:
 Bolsonaro é contra o isolamento social e em algumas ocasiões discursou a favor de um tal isolamento vertical, que não foi aplicado em nenhum país do mundo;
 Foi contra o uso de máscara, algo que afirmou reiteradas vezes em suas lives;
 Sempre foi contrário ao fechamento do comércio e da circulação de pessoas. Existem inúmeros vídeos de suas lives afirmando e reafirmando essa sua posição esdruxula e sem sentido algum diante da pandemia;
 Na prática, Bolsonaro não tem nem nunca teve em seu governo um plano para o combate a Covid-19 no Brasil. Tanto que nomeou um General sem qualquer capacidade neste assunto para exercer justamente o cargo de Ministro da Saúde.
Neste momento em que escrevo este texto, Bolsonaro, seu filho Eduardo Bolsonaro, o ministro Ernesto Araújo, e alguns convivas estão em Israel. Primeiro disse que iria em busca de um spray nasal, ao ser questionado pelo TCU sobre a viagem e seu motivo improdutivo, lançou mão de um vídeo, onde o interlocutor junto de Bolsonaro diz que a viagem a Israel é para levar a nossa tecnologia na produção de uma vacina brasileira.
Como pode mentir dessa forma quando todos sabemos que Israel já vacinou praticamente toda sua população e jamais iria adquirir uma vacina brasileira que não foi testada, e cujo país tem no momento quase trezentos mil mortos justamente porque o presidente não autoriza a compra de vacinas?

https://www.instagram.com/tv/CMGTFqBD5BC/?igshid=w7lf4lk2q16z

*Escritor, Blogger e Graduado em Gestão Pública.