Ivan Santos*

Está confuso o noticiário mundial e nacional sobre a Pandemia do Covid 19. No meio do caos, destacou-se nesta semana uma informação do Instituto Lowy, da Austrália, divulgada pelo jornal “O Estado de São Paulo”. A abertura da informação revela que “O Brasil é o pior país do mundo na gestão da Pandemia”. A instituição comentou que nenhum país do mundo gerenciou tão mal a pandemia do novo coronavírus como o Brasil.
Nosso País, segundo o Instituto australiano, é o terceiro do mundo em número de casos confirmados de infecção pelo Corona, somente atrás dos Estados Unidos e da Índia. O Brasil é o segundo país do mundo em número de mortes, segundo a plataforma de monitoramento da pandemia no mundo, a da Universidade Johns Hopkins dos Estados Unidos.
A maioria das pessoas que vivem no Brasil hoje, seguem assustadas. Faltam vacinas para uma rápida imunização em massa. Ontem circulou uma informação atribuída ao ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que em entrevista à TV Cultura de São Paulo, dissera que a variante do vírus detectada pela primeira vez no mundo em Manaus, capital do Estado do Amazonas, pode provocar uma mega pandemia no Brasil em 60 dias. Informação assustadora.
Na avaliação do ex-ministro a transferência de doentes da capital do Amazonas para outros Estados e a falta de controle podem “plantar” a nova cepa virótica em todo o território nacional e agravar mais ainda a situação já causada pela Pandemia no Brasil.
Esta situação é séria e fica mais perigosa por causa de politicagens que envolvem o presidente da República e o governador de São Paulo. De um lado, o ministério da Saúde não esconde que não gosta da vacina Coronavac por ser “comunista criada na China” e o g0vernador paulista ameaça exportar as vacinas do Butantã se o Governo Federal não decidir comprar agora. Jogo sujo de um lado e do outro.
A economia do Brasil está emperrada e o desemprego aumenta. Segundo vários especialistas, o melhor programa de produção econômica neste momento no Brasil é a vacinação em massa da população.

*Jornalista