Modelo contempla quatro fases de vacinação e organização do aparato para início da campanha; para garantir recebimento das doses, será necessário cadastro no portal da Prefeitura

Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

Para melhor atender a população no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Uberlândia já estruturou o plano de ação para iniciar a vacinação na cidade. Nesta sexta-feira (15), o prefeito Odelmo Leão e o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, apresentaram o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. Durante a coletiva que aconteceu no Centro Administrativo Municipal, o prefeito Odelmo Leão reforçou que, assim que as doses chegarem, o plano de vacinação será iniciado imediatamente.

“Estamos preparados para iniciar a vacinação assim que as doses forem enviadas pelo Ministério da Saúde ao Governo Estadual, que repassa para o município como acontece com as demais vacinas. Ainda não sabemos a quantidade que será destinada à cidade, mas estamos com todo o plano elaborado para executar de acordo com a primeira remessa”.

O modelo adotado pelo município segue o proposto pelo Ministério da Saúde, que contempla quatro fases de vacinação. Com a chegada das doses, o início da vacinação começa com a primeira fase que abrange: os trabalhadores de saúde (profissionais que prestam serviço em estabelecimento de saúde), idosos acima de 75 anos, idosos com mais de 60 anos que moram em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e acamados.

Cadastro da vacinação

Para que essas pessoas possam receber as doses, será necessário que elas façam cadastro prévio pelo portal da Prefeitura, no campo “Enfrentamento ao Coronavírus”, a partir de segunda-feira (18). No cadastro, será necessário preencher os dados pessoais, endereço e telefone, pois a partir destas informações é que ocorrerá a vacinação destas pessoas, conforme explicou o secretário de saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha.

“Estamos trabalhando ainda com uma indefinição de quantidade de doses e temos várias linhas de frente de atuação. Por isso, precisamos do cadastro atualizado das pessoas da primeira fase. Temos a expectativa de vacinar 18 mil trabalhadores de saúde e 85 mil idosos. Mas, para contemplar todo o grupo da primeira fase, pedimos para que estas pessoas, com exceção das ILPIs que já temos o registro, façam o cadastro da vacinação, atualizem os dados para que os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde possam entrar em contato e fazer o agendamento”.

Para o agendamento da vacinação, a Prefeitura de Uberlândia utilizará da ferramenta de georreferenciamento da empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub). Por meio desta tecnologia, o agendamento da vacinação será feito para locais abertos e próximos às pessoas cadastradas. Após a vacinação deste grupo da primeira fase, será aberto o cadastro para as outras etapas que são:

– Fase 2: pessoas de 60 a 74 anos;
– Fase 3: Pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesidade;
– Fase 4: Profissionais da Educação, pessoas deficiência severa, primeiros socorristas, funcionários de sistemas prisionais, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de cargas, população privada de liberdade;

Estrutura e logística

Ainda durante a coletiva, o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues, informou que o Município também está equipado para iniciar a vacinação assim que as doses chegarem. Atualmente, há no estoque cerca de 100 mil seringas e, ainda no ano passado, foi realizado um pedido de outras 400 mil seringas. Os profissionais da atenção básica da rede municipal já estão escalados para a campanha.

O local de armazenamento das doses já foi preparado, com todos os equipamentos necessários para conservar as vacinas. Além disso, os locais de vacinação, que serão em espaços amplos e arejados para garantir a segurança de todos, também já foram definidos e serão divulgados posteriormente em momento adequado.