Atualização permite que município continue recebendo recursos para prestação de atendimento. Ministério da Saúde prorrogou prazo devido ao cenário epidemiológico do país

Secom/PMU

Os usuários da rede municipal de saúde que não conseguiram atualizar o cadastro têm agora até o final de abril de 2021 para ir à unidade de saúde mais perto de casa e colocar a documentação em dia. Devido ao atual cenário da pandemia no país, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo.

A atualização dos dados pessoais junto à unidade de saúde de referência permite que Prefeitura de Uberlândia continue oferecendo diversos serviços em saúde ao receber mais recursos federais para custear os inúmeros tipos de atendimentos prestados à população.

Para fazer o cadastro, é muito simples: o usuário deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa, portando identidade, CPF e comprovante de endereço. Caso o usuário não tenha condição de locomoção até a unidade de saúde, como pacientes acamados ou com alguma deficiência, outra pessoa pode fazer o cadastro desde que leve a documentação exigida. Qualquer dúvida, o usuário também pode entrar em contato com a unidade de saúde de referência. Os telefones estão disponíveis no Portal da Prefeitura.

A atualização do cadastro veio a partir da criação do programa Previne Brasil, lançado em 2019 pelo Governo Federal. O programa leva em consideração o número de pessoas cadastradas na Atenção Primária para definir o valor de recursos a ser repassado aos municípios. Ou seja, quanto mais pacientes efetivamente acompanhados com qualidade, mais recursos os municípios recebem. O objetivo é que mais pessoas possam ter acesso a um acompanhamento contínuo de sua saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Antes, a distribuição de recursos era feita com base na quantidade de pessoas residentes e de serviços existentes em cada município, sem considerar o atendimento efetivamente prestado pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia tem à disposição da comunidade 73 pontos de atenção, que estão divididos entre: Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), Unidade Básica de Saúde (UBS) e ambulatório das Unidades de Atendimento Integrado (UAI). Estes locais oferecem diversos serviços essenciais à saúde da população, como atualização do cartão de vacina, consulta médica com médico generalista ou especialista, acompanhamento de pacientes crônicos, gestantes, crianças e idosos, entre outros.