Cerca de trezentas mudas serão plantadas nos próximos dias

Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação / PMU

Dando continuidade à ação iniciada em dezembro, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, seguirá com o plantio de mudas nativas às margens do córrego Liso. Nesta etapa, cerca de 300 espécies nativas serão plantadas na avenida dos Trópicos, no bairro Jardim Brasília, no decorrer do próximo ano. As mudas já estão sendo cultivadas nos últimos dois anos no Horto Municipal.

Com o intuito de aprimorar cada vez mais o conceito de cidade verde, o município intensificou no ano passado, o plantio de árvores nativas ao longo de pontos estratégicos da cidade. Uma dessas ações visa a criação de um bosque à margem esquerda do córrego Liso, recompondo a vegetação local.

Entre as espécies escolhidas, estão as nativas do cerrado como o ipê roxo, ipê branco, ipê amarelo, jacarandá, pau brasil, pau ferro, jatobá, jenipapo, ingá, mangue e embaúba. Há também algumas frutíferas silvestres, como a goiaba araçá, amora, jenipapo, cajá-manga e tamarindo.

“A criação do bosque ao longo da margem esquerda do córrego Liso, além de recompor a área, fortalecerá o meio ambiente e deixará o local mais bonito. O projeto também busca integrar o bosque ao parque municipal do Distrito Industrial, ampliando o cinturão verde de toda a área. Ainda estenderemos os plantios no local, uma vez que se trata de uma área bem extensa”, explicou o secretário de à frente da pasta, João Batista Ferreira Junior.