José C. Martelli

Sempre tive vontade de ser uma pessoa do bem.
E, nessa busca, um de meus exercícios, se bem que esporádicos, eram visitas ao cemitério de minha cidade natal, Espírito Santo do Pinhal, para prantear meus mortos, além de aproveitar para reflexões sobre a vida terrena de muitos dos que ali jaziam, centenas deles, com os quais convivi.
Nesse perambular, não podia deixar de me lembra dos últimos versos de um soneto, cujo autor desconheço, mas que aqui reproduzo:
“são da vida apenas dois destroços,
ricos e pobres igualados pela morte,
na confusão dos vermes e dos ossos”
Essa é a verdade! Nua e crua! Deste mundo nada se leva. Ali termina tudo. Abaixo da linha da terra, tudo se iguala.
LEDO ENGANO.
Ficam as obras. Ficam o amor ao próximo e a caridade. Ficam a disponibilidade em servir e em se doar. Fica o desapego a coisas materiais. Na memória e no coração dos que aqui permanecem, tudo isso fica.
Era o que sempre constatava nessas minhas reflexões.
Pois é. Mas como Deus tem me permitido uma vida longa, juntamente com ela, estou aprendendo a ser feliz.
Desligo-me do passado e procuro viver intensamente o presente, buscando nele momentos prazerosos. Não penso no futuro, a não ser para trazê-lo, em sonhos e desejos, para o meu presente, que é tudo que me importa. O futuro, como bem diz a sabedoria popular, a Deus pertence.
Descarto, ou se quiserem uma linguagem mais atual, deleto tudo que possa tisnar um presente que pretendo seja tão gratificante quanto possível.
Busco a companhia de pessoas agradáveis, otimistas, que transpirem não apenas disponibilidade, amor e querências mas, sobretudo, sabedoria que me acrescente algo.
Para os que conhecem o Evangelho de Jesus Cristo, hoje, as palavras de Marcos, nos alertam para que estejamos sempre vigilantes. A qualquer momento e qualquer que seja nossa idade, poderemos deixar esta vida terrena.
Então há que estar preparados e nele está implícito: não importa o passado, não importa o futuro, o que importa é o hoje. Que sejamos felizes HOJE e que estejamos sempre preparados e merecedores das bênçãos divinas.

*Advogado agrarista e professor