Ivan Santos*

Depois que o presidente da República do Brasil, Capitão Jair Bolsonaro disse que o Brasil estava quebrado e que ele não poderia fazer nada, entendemos que Sua Excelência mandou foi um recado a governadores e prefeitos dizendo-lhes que não o procurassem para pedir nada porque o Governo nada tinha para lhes dar depois do aperto que passou com crise sanitária do Corona. Achamos que foi isto.
O então deputado federal Jair Bolsonaro, quando se candidatou a presidente da República em 2018, sabia que o Brasil estava em dificuldade econômica com desemprego elevado, baixa produtividade econômica e elevado endividamento. Ele prometeu na campanha eleitoral que cuidaria de reformas estruturais para reativar a produção e modernizar a distribuição de bens econômicos com reformas estruturais.
Passou os dois primeiros anos no governo cuidando de questões político-ideológicas, falando em reeleição em 2022, combatendo inimigos imaginários apelidados de esquerdistas e comunistas e trocando ministros trapalhões. Também enfrentou dificuldades com a crise sanitária causada pela Pandemia do Coronavírus. Na prática, o Capitão Mito não cuidou da Reforma Administrativa, não privatizou nem a estatal Eletrobrás, não criou uma Base de Apoio sólida no Congresso, nas desfez os régios benefícios fiscais concedidos pelos governos do PT-PMDB, não apresentou um projeto sério de Reforma Tributária nem criou estímulos para investidores nacionais ou internacionais.
Nesta semana, o Boletim Focus do Banco Central previu que o PIB deste ano crescerá 3,40%. Então o Brasil não está quebrado como disse o presidente. Pode estar mal administrado, mas quebrado, não. Hoje a prioridade do governo e eleger um presidente na Câmara e outro no Senado que possa sair para tomar tubaína com o Poderoso Chefe quando este o chamar.
*Jornalista