Ivan Santos*

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, reeleito no primeiro turno de votação na eleição passada com mais de dois terços dos votos dos votos válidos contados em Uberlândia, vai assumir amanhã o quarto mandato para administrar a segunda maior cidade de Minas Gerais por quatro anos.
Nesta semana, antes da posse, o prefeito propôs e a Câmara Municipal aprovou uma mini reforma administrativa que tem a feição de uma ação política. O prefeito propôs a extinção da Secretariai de Desenvolvimento, Indústria e Comércio que serviu em administrações anteriores de elo entre o governo municipal e representantes da indústria, comércio e serviços. Ao extinguir essa Secretaria e transferir as ações políticas e administrativas dela para a Secretaria de Agricultura que passará a ser Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação, Odelmo criou um fato político. Assim desaparece a Secretaria de ligação com as representações industriais e comerciais.
Outra decisão política muito significativa foi que o prefeito não convidou para a nova Secretaria nenhum representante da indústria, da agropecuária, do comércio ou dos serviços. O secretário anunciado ontem antes da posse do prefeito é um advogado com experiência política em Ituiutaba. Pelo perfil do novo secretário ele vai trabalhar para o desenvolvimento econômico integrado no município, mas em sintonia direta com o prefeito.
A minirreforma administrativa proposta por Odelmo Leão e aprovada pela Câmara em toque de caixa nas últimas hora do ano de 2020, indica novo estilo de administração municipal a ser conduzido no quarto mandato do prefeito. O estilo administrativo de Odelmo Leão, por causa da nova realidade pós Covid e dos problemas administrativos e políticos que estão à frente, deverá mudar radicalmente. É preciso esperar para conferir o que vai acontecer.

*Jornalista