Ivan Santos*

Passamos pelo Natal 2020. Na próxima semana será o fim de 2020 e, no dia seguinte, o começo de novo ano. De acordo com nossa cultura, a esperança é o último sentimento que morre numa democracia. Continuamos cheios de esperança porque acreditamos que não há noites eternas. Uma bonita madrugada nos espera porque o Brasil é grande e o povo brasileiro é confiante e guerreio. A esperança de milhões de cidadão patrícios está hoje numa vacina contra o Corona que nos obrigou a uma enfadonha e longa prisão domiciliar e já matou quase 200 mil humanos do Brasil. Pior: ainda não vemos uma luz brilhante no túnel do nosso tempo, principalmente na economia.
Nosso comandante-em-chefe, o Capitão Mito que nos governa tem um estilo que já conhecemos. Ele tem como prioridade uma pauta de costumes. Quer armar os habitantes do Brasil para que eles, com uma arma na mão, se defendam contra bandidos armados e treinados. O Capitão também quer aprovar no Congresso uma escola sem partidos na qual os professores se limitam a ensinar e os alunos, a estudar. Nada a discutir sobre política nem ideologia de gênero. O Capitão pensa assim e ponto final. Tem direito de pensar e defender o que quiser.
O Capitão Mito chefia o governo por decisão da maioria dos eleitores do Brasil. Tem direito de permanecer no cargo até o último dia do mandato. Ele não pensa em reformas estruturais para reorganizar a economia, não tem projetos para melhorar a educação nem para modernizar a produção e a distribuição de bens econômicos e serviços. A maioria do povo que escolhe o presidente quis assim e assim poderá ser até o último dia de 2022. Se esse povo quiser, o Mito continuará a governar o Brasil com bravatas e sem projetos de desenvolvimento por mais quatro anos após 2022. Assim é numa democracia. Como disse o estadista inglês, Winston Churchill: “Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos no mundo”. Feliz Ano Novo pra todos os viventes de Pindorama em 2021!

*Jornalista