Ambulatório Hebert de Souza e unidades de saúde oferecem orientações e testes rápidos

Foto: Araípedes Luz/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

No mês de conscientização e mobilização na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a Prefeitura de Uberlândia destaca a importância da prevenção e os serviços oferecidos pelo Programa IST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, para todos os gêneros e faixas etárias.

Conforme levantamento doPrograma IST/Aids e Hepatites Virais, entre janeiro e outubro, foram registrados 298 casos de Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Já para sífilis, foram diagnosticados 271 casos não especificados de sífilis, 157 em gestantes e 49 do tipo congênita.

Quanto mais cedo ocorrer a descoberta da IST, melhores são as chances de eficácia do tratamento. Por isso, mesmo diante da pandemia da Covid-19, os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C continuam sendo realizados. No entanto, são feitos mediante agendamento.

Agora, é necessário entrar em contato com a equipe do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza e verificar quais horários estão disponíveis. Os agendamentos são feitos pelo telefone: (34) 3215-2444. A unidade fica na rua Avelino Jorge Nascimento, nº 15, bairro Roosevelt. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Todos os testes são gratuitos e sigilosos.

As ações de reforço na conscientização também acontecem nas unidades de saúde. Os locais orientam a população quanto à importância da prevenção, testagem de rotina, uso de preservativos e tratamentos