Sistema municipal integrado facilita abertura de empresas
Prefeitura desenvolveu recurso digital para interligar dados a órgãos estadual e federal

Foto: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Para facilitar ainda mais a abertura de empresas na cidade, a Prefeitura de Uberlândia possui um recurso em seu portal na internet chamado “Integrador Municipal”. Por meio dele, os empreendedores conseguem obter uma resposta muito mais célere e eficiente ao requisitarem a legalização de um negócio. Desenvolvida pela equipe da empresa pública municipal Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), em parceria com a Secretaria Municipal de Finanças, a ferramenta digital interliga a base de informações local com a da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e da Receita Federal. (Confira aqui)

“A intenção é proporcionar maior agilidade ao empreendedor, cumprindo toda a legislação vigente. Acredito que o poder público deve sempre ser um facilitador para promover o desenvolvimento do nosso país e é com essa perspectiva que sempre trabalhamos”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

Ao acessar o Integrador, na página de “Empreendedorismo” do Portal da Prefeitura, o empresário já é redirecionado para o canal da Jucemg, onde é feito o preenchimento de dados que possibilitam a criação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a certificação urbana para operação do estabelecimento e o cumprimento de outras exigências fiscais. O sistema distribui digitalmente os dados de forma automática entre os órgãos das diferentes esferas, que podem gerar suas autorizações em um clique. Para empreendimentos de baixo risco, que não exigem documentos mais complexos, como estudos de impacto, a abertura chega a ser autorizada em até 48h.

Antes do lançamento do sistema integrado, em outubro do ano passado, parte desse processo era feito manualmente, o que tornava maior o tempo de resposta às análises. Com os requisitos atendidos, os procedimentos agora são concluídos com mais rapidez e praticidade, além de oferecer diversas outras vantagens para o solicitante, como a padronização das informações, integração entre os órgãos participantese plataforma única de acesso pelos usuários.

Para mais esclarecimentos, o interessado pode enviar dúvidas e solicitar mais informações pelo e-mail: integradormunicipal@uberlandia.mg.gov.br.