Interessados em disputar uma vaga no órgão pode se inscrever até o dia 10 de dezembro

Secom/PMU

O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) convida membros do setor a participarem como votantes e candidatos a membros nas próximas eleições para a composição do órgão no biênio 2021-2022. Como forma de prevenção à proliferação do novo coronavírus, as inscrições de candidatos e o pleito serão feitos de forma remota.

A eleição organizada pela Secretaria Municipal de Cultura selecionará cargos de titular e suplentes em: Dança; artes e culturas religiosas; artes visuais; Artesanato e design; Audiovisual, comunicação social e cultura digital; Circo e culturas tradicionais; Música; Teatro; Literatura, livros e leituras; Consumidores de cultura dos distritos e comunidades rurais; Cultura afro-brasileira, indígena e cigana e outras etnias; e Espaços culturais e produtores culturais independentes.

Para interessados em concorrer a uma vaga, as inscrições serão abertas de sábado (5) até o dia 10 de dezembro e deverão ser feitas por e-mail, com envio da documentação relacionada no edital para o endereço cmpcult@gmail.com.

As assembleias de eleição de cada setor serão realizadas por meio de videoconferência, em cumprimento às medidas sanitárias e administrativas impostas para precaução e prevenção à covid-19 e as normas expedidas pelos órgãos oficiais, entre 14 e 17 de dezembro (Veja o horário da assembleia de cada setorial no edital). Os links das videoconferências serão enviados pela Secretaria Municipal de Cultura ao respectivo representante do setor cultural da sociedade civil, para que seja disponibilizado aos candidatos e eleitores aptos.

Poderão participar e votar nas assembleias dos setoriais das artes e cultura, pessoas ligadas aos seguimentos, identificadas por meio de carteira profissional, declaração ou documento comprobatório da respectiva atuação no segmento ou por autodeclaração de sua atuação e reconhecimento entre os presentes.

Os resultados das votações estão previstos para serem divulgados no dia 18 de dezembro.

CMPC

O CMPC é um órgão colegiado paritário vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, com caráter permanente, consultivo, deliberativo e orientador. Seu objetivo é institucionalizar a relação entre administração municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura. Sua atuação proporciona uma participação da população na elaboração, execução e fiscalização de política cultural.
O grupo é composto por 26 conselheiros titulares, sendo 13 representantes da sociedade civil e a outra metade de membros do poder público (representantes de secretarias municipais, Poder Legislativo, membros do Conservatório de Música Cora Pavan Capparelli, entre outros).
“É um conselho que norteia e dá direcionamento das ações, ajudando no estabelecimento das políticas públicas culturas. É um trabalho construído em conjunto, com participação efetiva da sociedade civil, com acompanhamento e auxílio em nosso trabalho”, destacou a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs.