Ascom/UFU

Ranking com as 63 universidades foi publicado no Boletim Anual Foco em Custos, do Ministério da Economia

A UFU ficou com a nota 7,62 em uma escala de 0 a 10, após a avaliação de três quesitos (foto: Marco Cavalcanti)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ficou em quarto lugar no ranking de desempenho das 63 universidades federais em relação à gestão de suas contas. O resultado foi publicado no Boletim Anual Foco em Custos, no dia 10/11. A publicação, do Ministério da Economia, apresenta uma visão geral dos custos do Governo Federal.
De acordo com o boletim, a informação de custos remete ao consumo dos recursos e à mensuração dos bens e serviços prestados à sociedade com tal consumo. Os recursos que são consumidos na produção desses bens e serviços para a sociedade, portanto, são os custos.
Os indicadores foram apurados para as setoriais de custos dos ministérios, Advocacia-Geral da União (AGU) e Comandos Militares; universidades federais; agências governamentais e empresas estatais dependentes.
Na publicação, os indicadores que embasaram os diversos rankings de desempenho de órgãos do Poder Executivo federal, foram: contabilidade de custos por competência (regularidade e dispersão) e utilização das ferramentas de detalhamento de custos(personalização). A UFU ficou com a nota 7,62 em uma escala de 0 a 10, após a avaliação desses três quesitos.
Ela ficou com 100% no quesito “regularidade”, referente à existência ou não de registro contábil mensal para itens de custos de funcionamento com consumo recorrente em 2019. Esse quesito teve 50% de peso.
No segundo quesito, “dispersão” — calculada pela média ponderada dos coeficientes de variação dos mesmos itens da “regularidade”, mas com 10% de peso —, a instituição ficou com 77,73%.
O uso de detalhamento dos centros de custos estruturados de forma sistêmica definiu o último tópico: “personalização”. A UFU atingiu, neste quesito com 40% peso, o índice de 46,16%. A nota final (de 0 a 10) resultou da soma ponderada de cada indicador.
As três primeiras universidades federais mais bem avaliadas, em ordem decrescente, foram: Fundação Universidade Federal do Pampa, Fundação Universidade Federal de São João del-Rei e Universidade Federal de Lavras.