Ivan Santos*

Sem recurso no Caixa da União para financiar o programa da Renda Cidadã que substituirá o Bolsa Família do PT, o Governo do Capitão estuda a possibilidade de executar um corte de até 25% nos subsídios. A providência poderá ser votada com a Proposta de Emenda Constitucional do Pacto Federativo que poderá entrar na do Congresso na primeira quinzena do mês que vem.
A providência seria como a tradicional máxima que explica como descobrir um santo para cobrir outro em caso de emergência em um ambiente descapitalizado. Os cortes seriam em pensões e aposentadorias acima de um salário mínimo. Quem recebe parcos benefícios poderá ser obrigado a ceder um, pouco para que o governo financie o Programa Renda Cidadã que poderá garantir a popularidade do Mito até a próxima eleição em 2022.
Essa jogada ainda não está decidida. É apenas uma sugestão para encontrar dinheiro para financiar um programa de transferência de renda para milhões de pessoas desempregadas, na informalidade ou desalentadas que podem passar de 30 milhões debaixo dos céus da pátria neste instante. Seria uma espécie de ação para tirar dinheiro de pobres para socorrer outros mais pobres. Tirar de ricos, nem pensar.
A iniciativa acima citada não foi aprovada pelo presidente da República até agora. É apenas uma proposta de técnicos que poderá ser aceita ou não pelo comandante-em-chefe que dará a última palavra sobre a criação do Renda Cidadão e sobre os meios de financiamento para este programa.

*Jornalista