Prefeitura espera aumento na busca por doses nas 74 salas de vacinação

Secom/PMU

Visando uma cobertura vacinal satisfatória para evitar o risco do surgimento de doenças controladas ou erradicadas, a Secretaria Municipal de Saúde aderiu à nova prorrogação nas Campanhas de Multivacinação, Poliomielite e Sarampo. Conforme cronograma da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), até o próximo dia 4 de dezembro as 74 salas de vacinação do município estarão oferecendo as doses, cumprindo medidas de biossegurança em relação ao Covid-19.

Para a vacinação contra Poliomielite, o público-alvo são crianças de 12 meses a menos de cinco anos. O engajamento na busca por atualizar os cartões ocorre desde 5 de outubro, mas a cobertura vacinal está em 72,69% da meta de 33.695 pessoas a serem imunizadas.

Já a vacinação indiscriminada contra o Sarampo tem o objetivo de aplicar doses em 309.889 pessoas entre 20 e 49 anos de idade. A aplicação da tríplice viral também protege contra a caxumba e a rubéola. Entretanto, apenas 21% já buscou as salas de vacinação desde o início da campanha em setembro.

Na Campanha de Multivacinação, a meta é verificar os cartões de vacina de 130 mil crianças e adolescentes (de 0 a 14 anos) para certificar se estão em dia ou precisam receber alguma dose de rotina.

Salas de vacina
O município tem à disposição 74 salas de vacina, que fazem o atendimento de segunda a sexta-feira. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) o funcionamento é das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o atendimento acontece das 7h30 às 18h. Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI), o horário é das 8h às 20h.