Ivan Santos*

Fiquei curioso após ler um texto informativo produzido e veiculado pelo G1 Triângulo Mineiro. O título do texto: “Major Renato, do Republicanos, é eleito prefeito de Araguari”. No final deste texto a seguinte informação me deixou curioso: “Esta reportagem foi produzida de modo automático com apoio de um sistema de inteligência artificial”. Isto é evolução tecnológica avançada demais para o meu arcaico entendimento. Sou jornalista dinossauro aposentado e me lembro que quando estive em atividade, as reportagens eram produzidas por inteligência humana. Confesso que não tenho conhecimento para saber como é que uma reportagem pode ser produzida “automaticamente com apoio de um sistema de inteligência artificial”.
Fiquei interessado em saber qual é o agente (humano ou robô) que aciona o “modo automático artificial”. Não percebi se este agente atua através de um telemóvel (celular) que influencia à distância ou um novo engenho oculto que desconheço. Também não sei se o moderno “sistema” é controlado por algum impulso originado em nuvem. Só pude entender que no século XXI é possível produzir-se uma reportagem “de modo automático com o apoio de um sistema de inteligência artificial”.
Outro detalhe que me deixou com a curiosidade aguçada foi este: “A reportagem foi revisada por um jornalista do G1 antes de ser publicada”. Eu, sinceramente, tenho interesse em saber com base em que conhecimentos ou métodos esse jornalista analisou uma reportagem produzida automaticamente com auxílio de uma inteligência artificial. Seria análise cibernética? Analógica? Tecnológica? Não sei.
Tenho lido muito sobre inteligência artificial e sobre robotização na produção de bens econômicos e serviços, mas nunca pensei que a inteligência artificial chegasse a desempenhar trabalhos jornalísticos. Até há pouco tempo as reportagens eram produzidas por inteligência humana e era emocionante escrevê-las ou lê-las. Sinceramente, estou fossilizado diante da modernização da comunicação jornalística no Século XXI. Bendito e admirável mundo novo!

*Jornalista