Semana conta com diversas ações alusivas à data

Valter de Paula – Secom/PMU

Em comemoração aos 10 anos do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneio (HMMDOLC), completados no dia 15 de novembro, a Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), realizou nesta quinta-feira (19) novas homenagens a quem faz parte desta história. Desta vez foram destacados os esforços dos colaboradores da Unidade Centro do Hospital Municipal, destinada à internação e ao tratamento dos pacientes com Covid-19 e que atingiu a marca de 1,5 mil altas hospitalares.

A supervisora de enfermagem da Unidade Centro, Amanda Gomes, se lembra de quando o Hospital Municipal recebeu o primeiro paciente com Covid-19 e de como tiveram que aprender a lidar com a pandemia. Desde então, são cerca de oito meses atuando diariamente na luta pela preservação das vidas. Neste tempo, a profissional aprimorou conhecimentos técnicos, mas o maior aprendizado foi pessoal.

“As regras técnicas são rígidas e temos que segui-las, mas os pacientes são individualizados, cada um com a sua história de vida. Neste cenário de pandemia, as pessoas internadas com Covid-19 ficam afastadas de suas famílias e nós assumimos este lugar. Isto nos tornou profissionais ainda mais atenciosos e humanizados. Ganhamos amigos e conhecimentos que sabemos que serão por toda nossa vida”, destacou Amanda Gomes.

O nome da profissional figura entre cerca de 460 outros listados em um banner e que atuam na unidade central. “Pensamos em algo simples, mas que destacasse o nome de cada um, mostrando que todos os profissionais são importantes neste combate à pandemia”, disse o diretor técnico da unidade, Walid Makin.

Para celebrar uma década de trabalhos prestados à comunidade, a Secretaria de Saúde e a SPDM, responsável pela administração do Hospital, prepararam várias atividades. Na segunda-feira (16) foram colocados arcos e faixas de agradecimento aos colaboradores na entrada dos profissionais e no acesso aos pacientes. Durante o dia foram entregues certificados aos profissionais que trabalham no espaço desde a sua inauguração. Na terça-feira (17) teve um plantio de árvores na portaria da entrada principal.

O Hospital e Maternidade Municipal

Marco Crepaldi – Secom/PMU

Inaugurado no dia 15 de novembro de 2010 pelo prefeito Odelmo Leão, o Hospital e Maternidade Municipal está localizado na região Sul de Uberlândia, em uma estrutura de 20 mil metros quadrados de construção e em um terreno de 55 mil metros quadrados. Atualmente, a unidade conta com 256 leitos, sendo 30 de UTI adulto, 10 de UTI neonatal, 10 destinados ao tratamento da Covid-19 e 196 de enfermaria, incluindo a Maternidade, inaugurada em maio de 2011. O projeto arquitetônico é de autoria do arquiteto e médico Domingos Fiorentini, que acumula mais de 40 anos de experiência e projetou mais de 500 hospitais em todo o Brasil.

Durante 10 anos de funcionamento, o Hospital recebeu melhorias que permitiram dia após dia um serviço com uma qualidade cada vez melhor. São vários exemplos como a construção de uma sala de hemodinâmica para tratamentos de doenças cardíacas, a ampliação da quantidade de cirurgias e a criação da unidade no Centro da cidade destinada a receber pacientes diagnosticados com Covid-19 e com necessidade de cuidados mais intensivos. Outras conquistas, como os credenciamentos junto ao Ministério da Saúde para ser unidade de assistência de alta complexidade em traumatologia e ortopedia e para realizar cirurgias de média a alta complexidade de oncologia, também contribuíram para tornar o Hospital uma referência em atendimento público hospitalar no Brasil.

A Prefeitura também adquiriu equipamentos de última geração importados da Alemanha. Dentre as aquisições, estão aparelhos portáteis de radiografia, ultrassom, ecocardiógrafos, tomógrafo computadorizado e aparelho de ressonância magnética.

Quem utiliza o Hospital tem à disposição várias especialidades médicas, como cardiologia, hematologia, infectologia, neurologia, nefrologia e nutrologia. Na parte cirúrgica são realizados os procedimentos gerais e também no aparelho digestivo, torácico, vascular, urologia, ginecologia/obstetrícia, ortopedia e traumatologia, pediatria/neonatologia, oftalmologia, cardiologia e oncologia.

Atualmente, a unidade tem certificação em nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Isso significa que o Hospital Municipal atende aos critérios de segurança exigidos e apresenta gestão integrada, bem como qualidade nos serviços prestados. Graças a essa avaliação, Uberlândia é a única cidade do Triângulo Mineiro com hospital público reconhecido no Brasil pelos serviços prestados.