Ivan Santos*

O prefeito de Uberlândia Odelmo Leão, reeleito no primeiro turno com dois terços dos votos dos eleitores do segundo maior Colégio Eleitoral do Estado de Minas, transformou-se num potencial pré-candidato à sucessão do governador Romeu Zema em 2022. Odelmo tem experiência política, administrativa e foi líder do PP por oito anos na Câmara Federal. Portanto, tem experiência política nacional, estadual, municipal e prestígio no Partido Progressista (PP) porque, além de fundador desta legenda, é membro do diretório nacional e vice-presidente da agremiação.
A eventual candidatura de Odelmo Leão a governador do Estado em 2022, no entanto, vai depender da decisão dele. Depois destas eleições, Odelmo figura no mapa de Minas Gerais como um dos mais importantes líderes do Centro Político no Estado e, por esta razão elementar, já é um dos nomes em destaque para a próxima disputa eleitoral estadual.
A construção de uma candidatura majoritária estadual em Minas Gerais não é tarefa fácil. Odelmo sabe disto. Se ele decidir aproveitar o vácuo de lideranças que há hoje em Minas e decidir enfrentar o governador Romeu Zema, natural candidato conservador à reeleição, precisa começar a trabalhar imediatamente. No caminho ele tem o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, que está num parido pequeno em Minas. As lideranças do empresariado, dos trabalhadores e das atividades liberais locais, se decidirem tentar eleger um nome da cidade para o Governo do Estado, precisam se unir para que o eventual candidato possa contar com forte respaldo representativo local.
O prefeito de Uberlândia é um dos poucos nomes da política mineira atual com representatividade individual para unir PP, DEM e PSDB numa coligação para disputar o Governo do Estado. O prefeito de Uberlândia é um político com trânsito em todos esses partidos. O governador Zema, embora governe o Estado com sobriedade e competência para enfrentar grandes problemas, é novato na seara política e membro de um partido inexpressivo com pouca representação no Estado. O PP, DEM e PSDB somados contam com representação (diretórios) em quase todos os municípios do Estado e isto, para uma eleição majoritária estadual pode ser decisivo, principalmente depois da passada eleição que mostrou aos eleitores decepcionados com os discursos de “não político” e de “novos” que a solução é a política tradicional. Os eleitores começaram a descobrir que os “novos” não passam de engodos monumentais.
Odelmo Leão, prefeito de Uberlândia reeleito no primeiro turno em 2020 é nome forte para a sucessão do governador Romeu Zema em 2022. Anotem esta afirmação e acompanhem o processo político nas Gerais de hoje em diante.

*Jornalista