Projeto “Além das Grades” disponibiliza equipes multiprofissionais dentro das duas unidades prisionais

Imagem: Divulgação

Para garantir o acesso das pessoas privadas de liberdade aos cuidados de saúde, a Prefeitura de Uberlândia, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, desenvolveu o projeto “Além das Grades”, que busca oferecer atendimentos dentro do sistema prisional do município. O projeto começou no ano passado e, atualmente, disponibiliza uma equipe multidisciplinar dentro da Penitenciária Professore Pimenta da Veiga e outra dentro do Presídio Professor Jacy de Assis, garantindo inúmeros serviços à população prisional.
As equipes são compostas por médico clínico geral, enfermeiro, técnico em enfermagem, um auxiliar de saúde bucal, além de outros profissionais que garantem atendimento da população prisional no local, o fortalecimento das ações de promoção em saúde, além de orientações aos familiares.

Com o projeto, somente neste ano foram realizados nas duas unidades mais de sete mil procedimentos, como atendimento médico básico, de urgência e com especialistas, consulta de pré-natal, saúde mental e cuidados com hipertensos e outros doentes crônicos. As equipes ainda oferecem curativos, vacinação, procedimentos odontológicos, aferição de pressão, teste rápido, assistência farmacêutica, entre outros.

O trabalho preventivo dentro do sistema prisional faz parte das ações de cuidados desde o início da atual gestão, quando os profissionais realizavam orientações e estratégicas de prevenção, como em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e à Tuberculose. A implementação do projeto “Além das Grades” ampliou o acesso aos demais serviços, além de diminuir a quantidade de remoção do preso para uma unidade de saúde.

“Estamos fortalecendo as ações de prevenção e promoção da saúde, realizando programas de educação permanente, acompanhamento e autocuidado inclusive das doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e orientações de planejamento familiar, entre outros. São ações que garantem mais cuidados preventivos e acesso ao sistema de saúde à população prisional”, destacou o prefeito Odelmo Leão.