Ivan Santos*

Os contatos entre humanos no mundo depois da pandemia estão escassos. Raros pensam hoje em encontros dominicais para conversar sobre o tempo e a vida com outras pessoas. As conversas hoje são online. Há mudança de hábitos é forte em várias direções. Hoje não é mais preciso ir à farmácia, à feira ou è mercearia. Medicamentos, verduras e frutas ou produtos alimentícios industrializados podem ser pedidos pelo telemóvel e um entregador os trará ate a parta da sua residência. Sobre muito tempo para acompanhar fofocas nas redes sociais e se encantar com informações falsas delirantes sem fazer esforço. Isto é modernidade líquida. Neste modelo as pessoas ficam imobilizados a maior parte do dia, comem mais e engordam muito. O número de obesos no Brasil e no mundo tende a aumentar rapidamente.
No comércio pós pandemia, a disposição dos comerciantes é chegar mais perto e mais rápido dos consumidores. O modelo que permitia abrir a loja e esperar pelos clientes acabou. É do passado. Hoje o comerciante precisa procurar o cliente e oferecer seus produtos com um click. Ou faz isto ou se perde na solidão do marado. Muita gente no mercado tradicional vai ter que inventar um novo modelo comercial para se manter vido no mercado.
Aqui em Uberlândia, de janeiro a setembro deste ano o número de empresas que começaram a se organizar para atuar no comércio digital foi da ordem de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior. As operações de logísticas também estão a mudar rapidamente. Um restaurante que eu conheço no bairro onde eu moro perdeu os clientes no pico da pandemia e só recuperou 10% até agora. No entanto, as entregas a domicílio cresceram 190%. O dono do estabelecimento fechou o restaurante e ampliou o espaço onde faz comida e organiza a distribuição. Está a vender três vezes mais do que vendia. As mudanças no comércio e no modo de viver depois que começou a pandemia, foram grandes e impressionantes. O que estamos a ver hoje e apenas o começo de um novo modo de viver. Mudanças mais surpreendentes na vida, nas relações sociais e na política estão apenas a começar. Preparemo-nos para o imprevisível impressionante e rápido.

*Jornalista