Gov. MG/Imprensa

Com cerca de 200 profissionais selecionados por critérios técnicos, processo seletivo para cargos de gestão é exemplo entre os estados do país

Com objetivo de compartilhar práticas de gestão eficientes desenvolvidas pelo Governo de Minas, o governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (29/10), do webseminário do Encontro Coalizão. O movimento, coordenado pela Aliança, grupo formado por Instituto Humanize, Fundação Brava e Instituto República, tem a função de desenvolver exemplos pioneiros de gestão no setor público.

O governador apresentou a outros chefes do Poder Executivo a experiência do Transforma Minas, lançado em março de 2019, como ferramenta de renovação do processo seletivo para vagas de liderança e cargos estratégicos da administração pública. Na prática, cargos comumente preenchidos por meio de indicações políticas passaram a ser ocupados a partir de um processo que envolve análise curricular, teste de perfil, além de entrevistas por competência e com especialistas da área.

Neste modelo, até o momento, foram preenchidas 182 vagas, entre subsecretários, assessores, diretores de órgãos, entidades e autarquias, tendo atraído a participação de 30 mil candidatos inscritos formalmente. Outras 21 vagas ainda estão em processo de conclusão e devem ser anunciadas em breve. Todas as oportunidades são divulgadas no site www.mg.gov.br/transforma-minas.

Reconhecimento

Em apenas um ano de implementação, o programa foi reconhecido nacionalmente como modelo de seleção técnica pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), que demonstrou interesse em utilizá-lo.

“Foram 150 candidatos por vaga, todos selecionados por critérios técnicos, sem indicações políticas. Isso demonstra claramente que aqui em Minas e em todo o Brasil nós temos excelentes quadros técnicos, mas que muitas vezes ficam subutilizados. Hoje, os quadros da Saúde e da Educação, principalmente, estão ocupados por pessoas de carreira e competentes em Minas”, disse o governador.

Equipe qualificada

Para além do processo seletivo de altos cargos no setor público, o Transforma Minas também atua com a capacitação contínua voltada para o segundo nível hierárquico do governo, por meio do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), coordenado pela Fundação João Pinheiro (FJP). A principal função do programa, que já capacitou 60 gestores até o momento, é desenvolver competências específicas para os cargos de gestão, como engajamento, comunicação e orientação para busca de resultados, otimizando a execução de políticas públicas.

“Iniciativas como essa possibilitaram a boa execução de projetos. Hoje, Minas é o estado com a menor taxa de óbitos pelo coronavírus em todo o país. Tivemos o nosso melhor resultado do Ideb recentemente. Atraímos mais de R$ 50 bilhões em investimentos em 2019 e R$ 18 bilhões neste ano, apesar da pandemia. São medidas que vêm transformando Minas Gerais e é claro que isso só é possível com uma equipe extremamente qualificada”, completou o governador.

O Transforma Minas tem parceria com a Aliança, iniciativa que reúne organizações do terceiro setor, formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org. A parceria, que não envolve transferência de recursos financeiros, foi firmada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Lemann, representante da Aliança, e o Governo de Minas Gerais.