Secom PMU

Comitiva também conheceu o acolhimento multidisciplinar feito na UAI São Jorge e

participou de encontro com o prefeito Odelmo Leão

Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

Referência em atendimento público hospitalar no Brasil, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro recebeu, nesta quarta-feira (30), a visita de membros da Secretaria de Estado de Saúde de Sergipe e também do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/SE). A presença dos visitantes faz parte de uma série de atividades, que acontecem desde terça-feira (29), nas quais os participantes conheceram os processos de atendimentos implementados no município, considerados referência em vários setores. Na presença do secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, a comitiva visitou as instalações externas da unidade hospitalar, da maternidade e conheceu um pouco mais dos processos de integração entre a atenção primária e hospitalar.

Inaugurado em 2010, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro(HMMDOLC) tem certificação nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o que significa que atende aos critérios de segurança exigidos e apresenta gestão integrada, bem como qualidade nos serviços prestados. Graças a essa avaliação, Uberlândia é a única cidade do Triângulo Mineiro com hospital público reconhecido no Brasil pelos serviços prestados.

Ainda nesta quarta-feira, os membros da Secretaria de Estado de Saúde e do Cosems/SE visitaram a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge. Durante a visita, foi apresentando o trabalho da atenção contínua e autocuidado apoiado dos pacientes diagnosticados com diabetes e hipertensão. Neste modelo desenvolvido, o acompanhamento é feito a partir de uma estratificação daqueles que estão em situação de alto risco destas doenças e requerem uma atenção maior.

Também foi exposto o modelo de atendimento da alta responsável. Com a pandemia do novo coronavírus, foi necessário aprimorar o trabalho e a incluir novas ferramentas para continuar acolhendo a comunidade. Agora, por meio de videoconferências, as equipes multiprofissionais das UAIs juntamente aos profissionais das unidades básicas de saúde oferecem um cuidado amplo e permanente aos pacientes que receberam alta hospitalar.

Após as visitas, os membros tiveram um encontro com o Prefeito Odelmo Leão. Na oportunidade, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe, Enock Luiz, destacou que o trabalho desenvolvido em Uberlândia fortalece o acolhimento da comunidade. “Retornamos para Sergipe com uma série de boas práticas que contribuem para o melhor acesso do usuário. Foi possível observar a união entre as equipes, o dinamismo e a organização da rede. Ficamos encantados com a estrutura física, principalmente do Hospital Municipal, e a forma de administrar a saúde no município”.

Uberlândia como referência

O motivo da visita dos membros da Secretaria de Estado de Saúde de Sergipe e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/SE) é porque Uberlândia foi escolhida como Centro Colaborador de boas práticas na saúde. O Centro Colaborador se efetivou por meio de um termo de compromisso assinado entre a Prefeitura de Uberlândia e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em agosto de 2019.

Com a assinatura do termo, ficou estabelecido que Uberlândia é um local de visitas de gestores e profissionais, bem como um centro de capacitação de facilitadores. Os Centros Colaboradores também buscam fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa.

A visita dos integrantes da Secretaria de Estado de Saúde de Sergipe e do Cosems a Uberlândia é a segunda que acontece somente em setembro. No início do mês, a cidade também recebeu os membros do Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).