A partir das 7h30, profissionais do CCZ iniciarão visitas às residências. Trabalho faz parte da etapa rural da Campanha de Vacinação que começou nesta semana

Foto: Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação

Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão neste sábado (3) no distrito de Tapuirama imunizando cães e gatos contra a raiva. O trabalho faz parte da etapa rural da 36ª edição da Campanha de Vacinação Antirrábica que começou nesta semana em Uberlândia.

A partir das 7h30, os profissionais do CCZ iniciarão as visitas as residências. Devem receber a dose cães e gatos com mais de três meses de vida, com exceção daqueles que estejam doentes ou no período de gestação ou lactação. A coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lilian de Andrade, explica que os agentes estarão devidamente uniformizados, portando crachá de identificação, e com equipamentos de segurança devido à situação de pandemia para fazer a visita na casa dos moradores.

“Sabemos que estamos em um momento delicado, mas nossos profissionais estão tomando os devidos cuidados para continuar garantindo a saúde de todos. Não podemos esquecer também que a imunização contra a raiva é muito importante não só para a proteção dos animais, já que a doença também é transmitida para os seres humanos”.

A etapa da vacinação na zona rural acontece até o dia 30 de outubro. Durante a semana, os agentes estarão percorrendo as propriedades rurais. No final de semana, as visitas acontecerão nos distritos e setores de chácaras. No sábado do dia 10, a vacinação ocorrerá nos distritos de Martinésia e Cruzeiro dos Peixotos, além das chácaras do setor Jockey Camping. No dia 17, os agentes estarão nas chácaras Panorama, Manaim e Douradinho.

Prevenção

As principais formas de transmissão da raiva são por mordidas, arranhões e secreções de animais contaminados pelo vírus transmissor. A doença atinge principalmente o sistema nervoso central, provocando agressividade repentina e dificuldade em ingerir alimentos ou água. Por se tratar de uma enfermidade que não tem cura, a morte acontece em até sete dias após a manifestação dos sintomas. O mesmo acontece com o ser humano se não procurar atendimento médico rapidamente após ser mordido por algum cão ou gato infectado.

As ações do Programa de Controle da Raiva acontecem permanentemente durante todo o ano, com orientações, trabalhos de bloqueio e monitoramento do vírus, além de um posto de vacinação no CCZ. Embora o município apresente uma realidade positiva, a participação da comunidade é fundamental para manter os índices atuais.