Secom/PMU

Chamamento de produtores é um complemento ao projeto de fruticultura comercial iniciado no ano passado

A Prefeitura de Uberlândia está realizando inscrições para o chamamento público voltado a produtores rurais para ampliação da área de sistemas agroflorestais (SAF) no município. O processo teve início neste mês e o edital completo pode ser conferido no Diário Oficial do Município.

Ao todo, serão distribuídas quase sete mil mudas residuais do ano passado, com espécies como banana prata anã, laranja pêra Rio, limão Taiti, mexerica ponkan e eucalipto. O objetivo, nesta fase do projeto, é beneficiar aproximadamente 50 produtores rurais, com a criação ou ampliação de sistemas agroflorestais, onde o foco é a produção orgânica. Os selecionados terão o acompanhamento da equipe técnica da Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos (SMAAD).

Para concorrer, o produtor rural precisa apresentar as documentações e um projeto da metodologia de composição do sistema agroflorestal contendo, no mínimo, dez variedades vegetais de famílias botânicas diferentes, complementares entre si. A SMAAD se coloca à disposição para esclarecimento de dúvidas e orientação na confecção dos projetos no Anexo Agropecuário, localizado na avenida Gameleiras, 10, bairro Planalto, das 7h às 17h, ou pelo telefone (34) 3232-4336.

O envelope com as documentações e o projeto devem ser protocolados das 8h às 17h, do dia 21 de setembro a 2 de outubro, na Diretoria de Agropecuária da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos – Anexo Agropecuário.

Novo Agro

Esta é mais uma das várias ações desenvolvidas dentro do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro. Lançado em novembro de 2017, o Novo Agro vai além da agroecologia, com estímulo à economia rural e se ampara em cinco pilares, sendo eles a agroindústria de pequeno porte, a avicultura caipira, a piscicultura, o turismo rural e a gastronomia.

Desta forma, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit), executa inúmeras ações concretas, como a publicação de novas leis, eventos e cursos, dentre outras iniciativas. Ao todo, dez entidades e órgãos são parceiros do poder público no desenvolvimento das diretrizes.

Orientação para confecção de projetos:

Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Avenida das Gameleiras, 10, bairro Planalto
Telefone: (34) 3232-4336

Inscrições

Data: 21 de setembro e 2 de outubro
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Avenida das Gameleiras nº 10, Bairro Planalto
Edital completo: http://docs.uberlandia.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/5952.pdf