Energização realizada pela Cemig ocorreu na tarde deste domingo (28) com acompanhamento do Dmae e consórcio construtor


A Cemig energizou na tarde deste domingo (27) a subestação elétrica de 138.000 Volts que vai abastecer o Sistema Produtor de Água Capim Branco. Este é um passo importante e essencial para a operacionalização do sistema, responsável pela produção de 2 mil litros por segundo. Com 18,4 quilômetros de extensão, a rede de alta tensão (de 138 kV) vai suprir os conjuntos de motobombas na captação de água e estação de tratamento.

A linha de transmissão inicia-se na subestação Miranda e vai até a subestação do Sistema Capim Branco. O investimento da Cemig é de R$ 8,6 milhões na ampliação da Subestação Miranda e na construção de 18,4 km de linha de distribuição. A estrutura integra a subestação rebaixadora, construída pelo Dmae às margens da represa de Capim Branco, na região da Tenda dos Morenos. O local possui diversos equipamentos, tais como chaves seccionadoras, disjuntores, para-raios, postes, sala elétrica, sistema de proteção e dois transformadores com potência de 20.000 kVA (quilovoltampere).

De acordo com o diretor geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, que acompanhou a energização, esta etapa em conjunto com a Cemig é uma das mais importantes. “Com a energia, podemos iniciar os testes das bombas e todos os demais equipamentos que necessitávamos para colocar o sistema de captação e tratamento em pré-operação”.

Capim Branco

O Sistema Capim Branco de Água Potável está localizado próximo à comunidade da Tenda do Moreno, na zona rural de Uberlândia. O investimento da 1ª etapa é de R$ 336 milhões, financiados e repassados em parcelas pela Caixa conforme o andamento dos trabalhos. O sistema tem capacidade de produção inicial de 2 mil litros de água por segundo. A conclusão está prevista ainda para este mês, com início da pré-operação em outubro.