Procedimentos foram intensificados desde o último sábado (26)

Mutirão teve início no último sábado (26) / Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Para agilizar a realização de exames, a Prefeitura de Uberlândia intensificou a marcação de procedimentos de raio-x e eletrocardiograma aos sábados. Os pacientes que aguardam pelos procedimentos estão sendo agendados, para evitar aglomerações nas unidades de saúde. As radiografias são realizadas na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro São Jorge, enquanto o eletrocardiograma acontece na UAI Pampulha.

Além dos sábados, a Secretaria Municipal de Saúde também vai intensificar o agendamento em dias de semana, a partir do dia 5 de outubro. Profissionais da rede municipal entram em contato telefônico com os pacientes por meio de uma busca ativa, organizando o atendimento e evitando volume excessivo de pessoas nas UAIs.

O mutirão engloba todas as classificações de exame: vermelha, amarelo, verde e azul. A estimativa é que sejam realizados cerca de 130 exames por semana somando eletrocardiograma e radiografia.

Para muitas pessoas, o exame é fundamental no encaminhamento para especialistas da rede pública iniciarem o tratamento. Maria Helena Pacheco foi uma das pacientes beneficiadas pelo mutirão no último sábado. Ela teve o agendamento confirmado após consulta realizada na rede municipal. Ela conta que a radiografia é a esperança para ajudar a curar dores na coluna e no pescoço, que desencadeiam ainda uma crise de enxaqueca. “Hoje deu tudo certo. Sofro há muito tempo com essas dores. E a cada dois dias tenho crises fortes de dor de cabeça que só passam com injeção”, comentou.