Ivan Santos*

O jornal “O Estado de São Paulo” informou hoje em matéria especial que “0 Ministério da Saúde vai realizar um DIA D de enfrentamento à Covid-19 em 3 de outubro, abrindo Unidades Básicas de Saúde (UBS) pra passar orientações sobre o “tratamento precoce” e medicar pacientes. Até esta data, a pasta planeja uma série de ações, entre elas levantar estoques e turbinar a distribuição de medicamentos do chamado Kit Covid-19 no País que reúne Cloroquina, Hidrocloroquina, Azitromicina e Ivermectina”. Muitos médicos têm dito que não há comprovação cientifica de que esses medicamentos servem para tratar doentes infectados pelo Coronavírus.

A Campanha é considerada pelas autoridades federais da Saúde Pública como muito importante e na véspera do DIA D esta previsto um pronunciamento especial do Presidente Bolsonaro em uma Cadeia Nacional de Rádio e Televisão para divulgar a iniciativa.

Os jornais tem comentado que o Governo reuniu grandes estoques de Cloroquina e ainda recebeu uma doação de 2 milhões de comprimidos enviados pelo Governo dos Estados Unidos. Até um laboratório do Exército, por ordem do Presidente, produziu Cloroquina para o Ministério da Saúde distribuir para Estados e Municípios como contribuição do Governo Federal para combater o Covid-19. Muitos comprimidos do estoque do Governo estariam encalhados e na promoção do DIA D o governo poderá distribuir todo o estoque.

Informou ainda o jornal paulista que “o Ministério da Saúde foi procurado para falar sobre a promoção e afirmou que as ações do DIA D ainda estão sendo planejadas”. O Palácio do Planalto teria declarado ao jornal “que não há previsão de pronunciamento do presidente Bolsonaro em rede nacional”. O Ministério, para valorizar as ações de combate ao Corona estaria interessado na manifestação do chefe do Governo.

*Jornalista