Hugo Amaral*

Estava, a um bom tempo atrás, assistindo a um programa acerca de fatos históricos de Uberlândia quando tomei conhecimento da existência da publicação denominada “Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre”, hoje já em seu número 18 e no nono ano de veiculação.
Para quem ama a história de Uberlândia se trata de obra imprescindível a compor a biblioteca. Tenho todas as edições, adquiridas uma a uma logo após a notícia de seu lançamento.
O trabalho desenvolvido pela equipe da “Nós Projetos de Conteúdo”, que produz o almanaque, é digna de admiração, aplausos e infindáveis incentivos.
Em todas as suas edições encontramos no “Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre” homenagens a lumiares da política, economia e cultura locais.
Nomes como Virgílio Galassi, Pena Branca e Xavantinho e Grande Otelo, dentre muitos outro, lá foram retratados. Este culto a quem fez de nossa cidade grande há de sempre existir, pois alimenta a juventude com exemplos edificantes.
Nesta última edição se presta homenagem ao jornalista Ivan Santos, retratado como o “decano do jornalismo político na cidade”. Em cinco páginas do almanaque passamos por um breve histórico da carreira do jornalista, permeada com fatos relevantes da história de Uberlândia.
Tive a ventura de publicar 84 artigos no extinto e saudoso Correio de Uberlândia, nas seções “Opinião” e “Ponto de Vista”. Todos passaram pelo crivo de Ivan Santos e isto me dava uma imensa satisfação em me sentir avaliado, ainda que em escritos tão simplórios, por alguém com história profissional tão consistente.
A matéria sobre Ivan Santos termina com um ponto de interrogação acerca do futuro do jornalismo. Com sabedoria, Ivan deixa no ar a reflexão:
“O jornalismo está numa transição e não consigo imaginar como ele será nos próximos dez anos”.
Em tempos de superficialidade das abordagens, de fake news que muitos alimentam e fomentam e de uma preguiça mental sem fim para ler textos mais críticos e elaborados (quando os encontramos!), entende-se a razão por deixar no ar o futuro do jornalismo.

*Advogado e analista em Serviço Público do Saneamento do DMAE