Além de ser vitrine para empreendedores locais, plataforma on-line desenvolvida pela Prefeitura de Uberlândia oferece capacitações e cursos gratuitos

Secom/PMU
Ativa há quase dois meses, a plataforma virtual “Mais Negócio” tem se mostrado um importante aliado do empreendedor em Uberlândia. Até esta segunda-feira (14), apenas o catálogo de empresas, serviços e produtos locais acessível ao público por meio do “Zap da Prefeitura” já contava com 1.072 empreendimentos cadastrados. Além de ser uma vitrine dos negócios uberlandenses, o recurso, desenvolvido pela Prefeitura para apoiar e fortalecer o comércio local, ainda oferece capacitações e cursos profissionalizantes gratuitos, cujos vídeos somam mais de 2,5 mil visualizações.
“É compromisso da nossa gestão, desde que assumimos em 2017, não só atrair investimentos para a cidade, mas também apoiar o crescimento de quem é daqui. Temos investido em melhoria da infraestrutura de Uberlândia, com suporte cada vez maior à saúde, educação e saneamento básico e desenvolvimento de projetos e programas que contemplem os mais diversos setores, como modernização da iluminação pública, do sistema viário e da legislação e apoio ao empreendedorismo, entre outros. O retorno é esse: novas empresas chegando e empreendedores locais com esperança e fôlego para ajudar no desenvolvimento do nosso povo”, destacou o prefeito Odelmo Leão.
Junto do empreendedorismo
Vender, profissionalizar e digitalizar são os pilares da nova ferramenta gratuita de estímulo à economia. A iniciativa envolve uma parceria entre as secretarias municipais de Governo e Comunicação, Desenvolvimento Social, Habitação e Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e a empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub). O objetivo é proporcionar ferramentas inteiramente gratuitas para que os empreendedores continuem se desenvolvendo e encontrem soluções para viabilizar e crescer com seus produtos e serviços.
Para ter seu nome no catálogo de serviços, opção oito do “Zap da Prefeitura” (34 9.9774-0616), é preciso se cadastrar na plataforma com informações sobre CNPJ, endereço, setor de atividade, e-mail, telefone, horário de funcionamento e link para as redes sociais do negócio. Pelo whatsapp, a população pode consultar endereços, contatos e redes sociais dos empreendimentos cadastrados por região e bairro- uma forma de acesso fácil à informação para adquirir aquilo de que se necessita. Atualmente, o catálogo apresenta para o consumidor 11 opções de segmentos, como informática, beleza, alimentação, vestuário, higiene e saúde.
Se pelo “Zap da Prefeitura” o usuário acessa o catálogo de empresas, na página www.uberlandia.mg.gov.br/maisnegocio/ há vídeos curtos, de até dez minutos, no item “Cursos Profissionalizantes” do menu. Gratuito, o conteúdo apresenta sugestões de renda extra e técnicas. Ele está dividido entre as áreas de gastronomia, beleza e acessórios, e mecânica, incluindo videoaula com orientação profissional.
Desde o que o recurso foi viabilizado, as aulas on-line contam com mais de 1 mil visualizações. Os cursos “Delimitando sobrancelhas”, “Como fazer depilação egípcia” e “Receita de biscoito goiano” estão entre os mais vistos.
Em outro item, “Transformação digital. Venda pela internet”, a Prefeitura disponibiliza um e-book sobre marketing digital e preparou uma capacitação especial, dividida em quatro módulos, para que o usuário possa levar sua empresa para o ambiente on-line. Foram mais de 1,6 mil acessos aos vídeos desde o final de julho.