Foto: Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O Parque do Sabiá, principal cartão postal de Uberlândia, nunca recebeu tanta atenção do Poder Público Municipal como nos últimos três anos. A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), construiu novos equipamentos esportivos (incluindo duas piscinas); duas novas portarias; promoveu amplas reformas estruturais e modernizou a iluminação.

“Quando assumimos a Prefeitura em 2017, demos início ao processo de reconstrução da cidade em todas as áreas. O Parque do Sabiá foi um desses locais que precisaram de nossa intervenção, pois necessitava de inúmeras melhorias. Portanto, promovemos um dos maiores pacotes de obras da história do parque, beneficiando milhares de famílias que passam por lá diariamente”, destacou.

Dentre as principais obras realizadas, está a revitalização da piscina semiolímpica, que em condições normais de funcionamento atende em média 850 pessoas em práticas de esporte e qualidade de vida, de segunda a sexta-feira, e mais 500 pessoas da comunidade nos finais de semana em atividades de lazer.

Foto: Secretaria Municipal de Governo e Comunicação
A piscina teve sua estrutura reforçada e recebeu cerâmica (tipo gaill) no fundo e nas bordas, uma casa de máquina com novos filtros e bomba, além de um novo sistema de iluminação com lâmpadas de LED. No entorno, foi feito asfaltamento das vias internas, plantio de grama, pintura em piso e paredes, lavagem de telhados, reforma total dos banheiros e construção de dois vestiários.

Outro importante investimento foi a construção da nova portaria, na entrada do bairro Santa Mônica, por meio de uma Parceria Público-Privada. A moderna portaria tem 83 metros quadrados, com revestimento na cor mogno, piso em porcelanato, duas catracas de entrada e duas de saída, portões de acesso para pessoas com necessidades especiais, guarita com banheiro, portão de serviço para veículos, câmeras de monitoramento e iluminação interna e externa com lâmpadas de led.

Obras de 2020

Foto: Secretaria Municipal de Governo e Comunicação
Ao longo deste ano, também foram feitas diversas melhorias, como a revitalização do Arena Park, local que conta com quatro quadras de areia para a prática de atividades como vôlei, futevôlei e ginástica funcional.

A Futel ainda construiu, com recursos próprios, um fraldário, localizado no Mundo da Criança, e dois banheiros próximos ao canil do Pelotão da Rondas Ostensivas com Cães (Rocca) da Polícia Militar.

A Prefeitura de Uberlândia também concluiu recentemente a instalação de 234 luminárias de LED de 60w por toda extensão da pista de caminhada do Parque do Sabiá, em um trajeto de 5,1 km. A margem da represa está mais bonita, mais clara e mais segura, com a instalação de 47 lâmpadas de led.

Atualmente estão em andamento outras importantes obras, como a construção da piscina infantil, localizada ao lado da piscina adulta, próximo à entrada do Tibery; a construção de quatro quiosques que serão utilizados por empresas para a venda de alimentos no Parque do Sabiá e a construção da nova portaria do Mundo da Criança.

Também estão na reta final as obras da nova lanchonete, localizada ao lado do Quiosque Multiuso, que está sendo reformada por meio de concorrência pública (parceria público-privada).