Ivan Santos*

O presidente Bolsonaro, talvez inspirado no assistencialismo que rendeu popularidade ao presidente Lula e à presidenta Dilma, prepara uma turbinagem no Programa Petista Renda Família. De olho nos votos da massa popular nacional para se reeleger em 2022, o presidente Bolso, aparentemente esqueceu o que prometeu em 2018, e mandou preparar um programa assistencialista – o Renda Brasil – para distribuir dinheiro de graça a brasileiros desalentados, sem renda e sem esperança. A intenção, não oculta, é conquistar votos para se reeleger em 2022. Esta é uma política praticada desde o tempo dos coronéis.
A diferença do projetado Renda Brasil para o Bolsa Família, criado por Lula e mantido por Dilma, é que o programa petista é financiado com recursos do Tesouro Nacional e o Renda Brasil, que ainda não tem base de financiamento definida, poderá ser mantido pelos aposentados e pensionistas do INSS.
Os jornais de hoje informaram que a Equipe Econômica do Governo do Capitão Mito prepara-se para propor o congelamento dos benefícios previdenciários pagos pelo INSS, por dois anos, para que o Governo possa garantir o Renda Brasil. A medida seria uma forma de o Governo do Mito bancar o Renda Brasil que, a partir de janeiro de 2021, deverá substituir o Bolsa Família do PT. A Renda Brasil será igual à Bolsa Família, porém mais vigoroso e financiado pelos aposentados. Isto é incrível, fantástico, extraordinário.

*Jornalista