Ivan Santos*

Quarta-feira que vem será o último dia para que os partidos políticos possam realizar convenções para homologar os nomes de candidatos a prefeito e a vereador. Em Uberlândia, neste ano, o Partido Progressista (PP) que deverá homologar a candidatura do prefeito Odelmo Leão à reeleição na próxima terça-feira, deverá comandar a maior coligação de partidos que vista em Uberlândia. Até ontem a Coligação que vai apoiar Odelmo Leão candidato a mais um mandato de quatro anos, contava com apoio dos seguintes partidos: Avante, Patriotas, PL, PMB, PSD, PSDB, PTC, PV e Republicanos. Este número de partidos deverá aumentar até quarta-feira e sinalizar que o prefeito poderá se reeleger no Primeiro Turno se não houver um acidente de campanha que altere o ânimo do eleitorado já manifestado em pesquisas de opinião.
O prefeito Odelmo Leão, político experiente, preferiu não arriscar em mudanças oportunistas e decidiu continuar com o atual vice-prefeito, Paulo Sérgio Ferreira, como companheiro de chapa. Os partidos que aderiram à coligação oficial sabem que o prefeito, político conservador e experimentado, cumprirá com o pacto acetado nas articulações para as eleições deste ano. Com o político Odelmo Leão, nenhum aliado teme por mudanças casuais no cumprimento do mandato e dos acertos pré-eleitorais.
A presidente do Partido Progressista, Senhora Ana Paula Junqueira, que coordena as coligações, num geste político tradicional, agradeceu o apoio recebidos dos partidos coligados e está preparado para receber outros. Como comandante da convenção marcada para terça-feira, Ana Paula Junqueira disse ontem que “apesar de estarmos longe, (por causa da pandemia), teremos muito calor humano na próxima terça”. Foi um aceno aos outros partidos que ainda estão indecisos sobre o caminho a seguir nas eleições deste ano: situação, oposição ou candidatura independente.
Em nota divulgada na semana passada, a presidente do PP informou que “o prefeito Odelmo Leão também agradece a todos os partidos, presidentes e autoridades políticas que se juntaram ao Progressistas para continuar o trabalho desenvolvido em Uberlândia”. O preito disse: “Navegamos por águas turbulentas nos últimos anos, mas ainda assim Uberlândia retomou o seu crescimento e vamos agora em busca de águas mais calmas, com Deus como timoneiro. Aguardo todos na nossa convenção no próximo dia 15 de setembro”. A sorte política dos partidos em Uberlândia será lançada até o final da próxima quarta-feira.

*Jornalista