Ivan Santos*

O prazo para a realização de convenções partidárias para homologar nomes de candidatos a prefeito e a vereador termina na próxima quarta-feira, dia 16. Alguns dos partidos que já fizeram convenção em Uberlândia optaram por apoiar o líder nas pesquisas para prefeito, Odelmo Leão (Progressista).
Dois vereadores serão candidatos da Oposição: Tiago Fernandes (PSL) e Adriano Zago (PDT). Duas convenções importantes ainda não realizadas são a do MDB e a do PTB. A primeira, porque o Partidão, sucessor do PMDB, tem várias alias comandadas por líderes respeitados. Uma delas é a do deputado estadual Leonídio Bouças; outra do ex-prefeito Zaire Rezende e outra do empresário Welington Salgado.
No MDB, hoje, há os que defendem o lançamento de candidato próprio a prefeito para avaliar o tamanho do Partido. Há também os que entendem que é melhor se unir a um candidato da oposição já lançado e outros defendem o apoio à candidatura do prefeito. A convenção do MDB, como sempre, promete ser barulhenta.
Maior barulho deve ocorrer no PTB. Neste partido foram programadas duas convenções. A primeira, no dia 15, comandada pela nova Comissão Provisória nomeada recentemente em substituição à Comissão constituída e dirigida pelo ex-deputado federal Chico Humberto, pré-candidato a prefeito. A nova Provisória, comandada pelo ex-deputado estadual Felipe Attiê, programou a convenção para o próximo dia 15; a Comissão destituída, organizada pelo ex-deputado federal Chico Humberto, vai fazer convenção no dia 16.
Ontem, Chico Humberto revelou que o Tribunal Regional Eleitoral o autorizou a realizar uma convenção municipal do PTB e liberou para ele o acesso ao CANDEX(Sistema pelo qual são enviados à Justiça Eleitoral a Ata da Convenção Partidária e os pedidos de registro de candidaturas). Está armado um impasse no PTB. Esse nó cego só será desatado pela Justiça Eleitoral que terá que reconhecer que Convenção será válida, a do Felipe Attiê ou a do Chico Humberto. Seja qual for o resultado, o PTB seguirá rachado para a luta eleitoral municipal.

*Jornalista