Secom/PMU

Água é vida! Essa é a mensagem central que os palestrantes do Programa Água Escola Cidadã (Peac) do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (Dmae) levaram aos alunos do 9º ano da Escola Municipal Hilda Leão Carneiro na manhã dessa terça-feira (28), com a palestra “A História de Uberlândia Passa Pelo Saneamento”.
O evento, que faz parte da programação de comemoração ao aniversário de Uberlândia, abordou toda a história do município desde 1888 até os dias de hoje, ao explicar os progressos e tecnologias em saneamento que o Dmae trouxe para a cidade. Durante a palestra, foram abordados assuntos sobre a construção das estações de tratamento de água e esgoto ao longo das décadas e as estruturas que permitem que a água de Uberlândia seja tratada e levada para 100% dos imóveis regulares, além de hábitos de consumo e cuidados com o meio ambiente.

Rodeado de colegas que comentavam a palestra, o aluno Lucas Gabriel, do 9º ano, se mostrou empolgado com aquilo que aprendeu. “Sempre achei o máximo a água sair dos rios e chegar nas nossas casas, mas me perguntava sempre como isso acontecia. Hoje aprendi como o tratamento da água funciona”, respondeu.

Conhecimento

A ação, realizada pelos palestrantes do Peac, é focada na conscientização por meio do conhecimento, visão que Janaína Bento, uma das palestrantes, atribui como uma grande experiência para alunos desta idade. “É enriquecedor, porque os estudantes aprendem como seria se não tivéssemos toda essa estrutura por trás do nosso dia a dia, e com isso aprendem a valorizar e a cuidar melhor do meio ambiente”, diz.

Essa paixão pelo aprendizado é também o que move o professor de matemática da instituição, Matheus Alves Machado, que analisa as palestras como um reforço do currículo tradicional trabalhado durante o ano. “Qualquer informação a mais pode ser um despertar para a consciência dos alunos. Do ponto de vista econômico, é mais barato falar sobre saneamento do que tentar corrigir a falta de água ou doenças a curto, médio ou longo prazo”, comenta o professor.