Estrutura foi construída no bairro Lagoinha e ampliará as vagas nas modalidades automotivas

Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Desde 2017, a Prefeitura de Uberlândia já modificou positivamente a vida de aproximadamente 13 mil participantes dos Cursos Profissionalizantes. Dentre as modalidades ofertadas, algumas das mais procuradas são àquelas relacionadas à mecânica veicular. Para beneficiar ainda mais pessoas, a Prefeitura de Uberlândia inaugurou, nesta quinta-feira (13), uma nova oficina no Centro Profissionalizante do bairro Lagoinha, ampliando as vagas nesse tipo de capacitação.

Com essa conquista, a população poderá contar com os cursos de Mecânica de Auto Center, Eletricidade Veicular, Injeção Eletrônica e Regulagem de Motores Ciclo Otto em mais uma unidade. Por demandar grande estrutura, esses módulos eram ministrados exclusivamente no Centro Profissionalizante do Bairro Planalto. Os cursos qualificam e requalificam profissionais com conhecimento especifico e técnico, acompanhando as tendências do mercado automotivo, com carga horária de 100 a 240 horas.

Responsabilidade social

Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação
O prefeito Odelmo Leão relembrou a importância de ter intensificado as capacitações desde 2017. “Nesses últimos anos, tenho mostrado que a parte social é um dos nossos principais focos. Com isso, oferecemos condições para que nosso povo se qualifique com qualidade e consiga emprego e renda, levando sustento a milhares de famílias”, destacou.

A construção da oficina foi viabilizada mediante mão de obra própria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). Neste segundo semestre, a estrutura, a exemplo de todas as modalidades de cursos presenciais, ofertará apenas metade das vagas normais em cada turma. Com isso, a previsão é que, para o segundo semestre desse ano, o novo equipamento atenda a 120 pessoas. Desde 2017, foram entregues 2.952 certificações no segmento automotivo.

Inscrições abertas

Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação
As inscrições para vários cursos profissionalizantes já estão abertas. No caso da Mecânica no Lagoinha, os encontros acontecerão de 18 de agosto a 17 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. O equipamento fica na rua São Francisco de Assis, 1070, bairro Lagoinha – Telefone: 3226-6389

Para se inscrever, é preciso ter idade mínima de 16 anos. A renda familiar também precisa ser de até três salários mínimos. Para se inscrever, basta ir até ao Centro Profissionalizante de endereço e apresentar documento de identidade com foto e CPF originais, bem como comprovantes de endereço e de renda familiar.

As diretrizes obedecem às normativas da onda amarela do programa estadual Minas Consciente, que permite a realização de atividades profissionais, científicas e técnicas.