Ascom/PMA

A prefeitura de Araguari, através da secretaria de Obras, realiza mais uma etapa da construção da ciclovia, na avenida Cornélia Rodrigues da Cunha, no bairro Jóquei Clube, trecho que começa na praça Sérgio Pacheco e termina a rua Walter Santiago. Nessa fase acontece a instalação do piso intertravado de concreto.
O piso intertravado é composto por bloquetes pré-fabricados de concreto. Quando dispostos em conjunto (como se fossem um quebra-cabeça), formam superfícies pavimentadas uniformes e firmes, capazes de receber o tráfego de pessoas e veículos.
A utilização dos bloquetes não exige o uso de rejuntes de cimento ou argamassa, pois são assentados diretamente sobre uma camada de areia. Essa característica que os mantêm no lugar é o princípio do intertravamento parte da carga de uma peça é transmitida para a peça vizinha devido ao atrito lateral entre elas. Esse atrito é garantido pelo preenchimento dos espaços entre os bloquetes com areia fina ou pó de pedra.
“A instalação de bloquetes não tem a necessidade de equipamentos sofisticados e mão de obra altamente qualificada; possui drenagem eficiente; é naturalmente antiderrapante, o que oferece maior segurança para as pessoas se comparado a outros tipos de pavimentos e possui manutenção simples e barata” declarou o secretário de Obras, Expedito Castro Júnior.
“A ciclovia é uma excelente opção de lazer e prática de atividade física, além disso, faz com que os ciclistas se sintam mais seguros e utilizem menos os carros, o que reduz a poluição causada por eles” finalizou o prefeito Marcos Coelho (PSB).