“Árvores do Amanhã” destina seis espécies para plantio nas áreas próximas a residências

Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Nesta quarta-feira (14), a arborização no bairro Monte Hebron foi intensificada com o início do plantio de seis espécies de mudas, por meio do programa “Árvores do Amanhã”. A iniciativa da Prefeitura, conduzida pelo Horto Municipal, pretende tornar a cidade mais verde, em especial os bairros recém-urbanizados. O projeto está percorrendo os bairros e realizando plantios nas calçadas com base na demanda da população. O trabalho já ocorreu no Residencial Pequis, onde foram inseridas 179 espécies.

O plantio ocorre após a visita de técnicos às residências. Nas casas, os moradores interessados em receber o plantio são catalogados e recebem orientações sobre os tipos de plantas mais adequados para a sua área. Só neste primeiro dia, a ação catalogou 70 endereços. As espécies oferecidas são hibiscos, ipês-mirins, crótons, resedás, clúsias e quaresmeiras.

“Pretendemos arborizar todos os bairros novos. Para isso, o trabalho do Horto tem focado em um plantio ordenado de árvores que não venham a causar transtornos e dificuldades para a população. Buscamos a parceria da população para plantarmos o maior número de árvores adequadas nas calçadas”, afirmou secretário à frente da pasta, João Batista Ferreira Junior.

Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/ PMU
A dona de casa Lidiane Rodrigues foi uma das primeiras moradoras a receber o plantio na calçada de casa. Satisfeita com a iniciativa, ela escolheu uma espécie de rosedá. “Já tive uma árvore em casa que não foi para frente, então acho interessante o trabalho do plantio de árvores, pois me passaram orientações dos cuidados que precisa. Resolvi ter uma nova árvore pensando na sombra, contribuição com o meio ambiente e para dar uma alegrada no bairro”, afirmou.

Adquira uma muda
A destinação gratuita de mudas nativas de pequeno e médio porte para o plantio urbano e rural são um dos focos do Horto Municipal. Esse trabalho, sempre acompanhado de orientação técnica, promoveu nos seis primeiros meses de 2019 mais 3,5 mil plantios e a doação de quase 12 mil mudas na área urbana, rural e em eventos. Ao longo de 2018, 33,2 mil novas mudas foram distribuídas e cerca de cinco mil plantios foram realizados pelas equipes.