Ascom/PMA

O Secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios de Araguari – Danilo Franco, representando o Prefeito Marcos Coelho, acompanhou a Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Valentini, e o Deputado Federal Zé Vitor (PMN), em visita à sede da empresa EBBA – BRITIVIC no início da tarde de hoje (19).

O encontro abordou a atuação da empresa junto à agricultura na região do Triangulo Mineiro e também em todo o estado de Minas Gerais.

Ana Valentini assumiu a secretaria em janeiro deste ano. Na visita à EBBA – BRITIVIC, ela conheceu mais de perto as ações da empresa para fortalecer a agricultura de Minas Gerais. A secretária destacou o trabalho da empresa, que é referência no país.

“Se a nossa preocupação é levar inovação e tecnologias, a EBBA – BRITIVIC vem desenvolvendo bem este papel. A empresa é uma referência no Brasil”, disse Ana Valentini.

O Deputado Federal, Zé Vitor, falou sobre o papel da empresa na economia local. “A EBBA – BRITIVIC tem um papel muito importante na economia de Araguari e na economia do Estado de Minas Gerais, uma importante empresa que leva o nome da nossa cidade e do Brasil para vários países em todo o mundo”, afirmou Zé Vitor.

“A Britvic-Ebba possui um projeto para a compra de maracujá dos produtores de Araguari, o que fomenta ainda mais a produção da fruta em nosso município, e estivemos na sede da empresa para deixarmos as portas abertas tanto da Secretaria de Agricultura quanto da Prefeitura para o que eles precisarem, em relação à produção do maracujá em nossa cidade”, destacou o Secretário Danilo Franco.

“Araguari vem se destacando na produção do maracujá ainda mais nesta safra, estamos ultrapassando até mesmo os números de todo o estado de Minas Gerais e o grande comprador é a Britvic-Ebba, por isso é tão importante esse estreitamento de laços entre o poder público e a iniciativa privada”, destacou o Prefeito Marcos Coelho.

Experiência

A secretária da Agricultura, Ana Maria Soares Valentini, é natural do município de Capitólio, Sul de Minas. Engenheira florestal formada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 1984. Ana Valentini tem especializações em Administração Rural pela UFV e em Gestão Ambiental de Projetos Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras.

Presidiu a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor), além de ser produtora de grãos em uma propriedade rural em Bonfinópolis de Minas, na região Noroeste do estado. Participa, desde 1987, do Prodecer (Programa de Desenvolvimento do Cerrado), que contou com o apoio do governo japonês para ampliar as áreas agricultáveis de soja no Brasil.

Entre seus trabalhos como engenheira de pesquisa florestal esteve em meados anos 80 no projeto na Amazônia “Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais”, coordenado pela fundação WWF (World Wide Fund for Nature), que é uma Organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, pesquisa e recuperação ambiental.

FOTO: Secretaria de Gabinete