Os servidores do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), que trabalham na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha e unidade operacional do bairro Santo Inácio (também chamada de descentralização Santo Inácio), receberam nesta quarta-feira (8) informações sobre o programa de ginástica laboral, em processo de implementação na autarquia. A ação integra o Programa de Saúde do Servidor, uma parceria entre o Dmae e a Futel que valoriza o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores. Amanhã (9) é a vez dos funcionários da Fábrica de Tubos do Dmae conhecerem o programa. Na próxima segunda-feira (13) e na sexta-feira (17), a equipe estará na unidade Sucupira e na Ceasa, respectivamente.
O programa será lançado oficialmente durante a 19ª Sipat, só que a divulgação já está ocorrendo em todas as unidades do Dmae. “Além de uma apresentação, os servidores fizeram a atividade de alongamento de 10 minutos, que compõe a modalidade da ginástica laboral. Esse trabalho também já foi feito na sede da autarquia”, disse Gilvan Guimarães Fernandes, coordenador do programa e educador físico da Futel.
Para Gilvan Fernandes, é preciso incentivar as pessoas a cuidarem do corpo e da mente. “A ginástica laboral não apresenta contraindicações e é recomendada para pessoas de todas as idades”, esclarece o coordenador do programa.
O projeto também integra o evento em comemoração aos 50 anos do Dmae, que terá ainda a realização de palestras e atividades voltadas à saúde do trabalhador. O objetivo do programa é despertar o interesse dos servidores a adotarem uma postura consciente acerca das necessidades de cuidar do corpo e da mente. As atividades serão realizadas três vezes por semana no local e no horário de trabalho dos servidores, sob supervisão da Futel.