Foto: Comunicação/Futel

A primeira etapa do sistema de vídeomonitoramento já entrou em operação no Parque do Sabiá, com 16 câmeras instaladas em parte da pista de caminhada/corrida que fica no bairro Tibery. Outras 16 câmeras já foram posicionadas no lado do Santa Mônica e começarão a funcionar assim que a operadora de telefonia estabelecer o serviço de internet para esta parte do circuito interno.

A partir daí, a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) ampliará o serviço com a instalação de outros três kits de câmeras (contendo 16 cada). “Um será colocado na pista entre a lagoa dos patos e BR-050 (Tibery), um entre a sede da Futel e a portaria de número 4 e outro no interior do Mundo da Criança. Depois disso, o próximo passo será a compra de outros equipamentos que serão instalados na pista à margem da BR-050”, disse Silvio Soares dos Santos, diretor-geral da Futel.

Medidas de segurança

Além do sistema de vídeomonitoramento que está sendo implantado, a Futel desenvolve ações em conjunto com a Polícia Militar e com o 9º Pelotão Canil pela segurança de quem frequenta o parque. A iniciativa contempla ainda a ronda sistemática por parte dos vigilantes e um trabalho permanente junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, que no início de setembro fez a poda de árvores no entorno da pista para aumentar a visibilidade no trecho.

Rondas ostensivas

As rondas da Polícia Militar e dos agentes de segurança da Futel foram intensificadas, principalmente nos horários de pico. “Colocamos nossos agentes em motocicletas ou em carros com giroflex ligado entre às 5h e 8h e 18h às 21h, fazendo vai e vem na pista próxima à BR 050. Além disso, viaturas da PM e do Pelotão Canil também estão fazendo o patrulhamento ostensivo em todo o parque”, concluiu Silvio Soares.

O tenente Rodrigo Cordeiro, comandante do setor 1 (Tibery) da Cia 158 da PM aproveita para orientar os frequentadores do Parque do Sabiá. “Como o local é visitado por mais de cinco mil pessoas diariamente, é importante que as pessoas se protejam, evitando caminhar ou correr sozinhas, principalmente à noite ou em horários de menor movimento. Os freqüentadores também devem evitar carregar celulares ou objetos de valor durante a prática de qualquer atividade física e, além disso, devem ter muita atenção com a segurança do seu veículo, não se esquecendo de fechar vidros e trancar portas. Também é importante não deixar qualquer objeto dentro do carro que possa chamar a atenção de pessoas mal intencionadas”, salientou.