Desde o início de 2017, as equipes da Prefeitura de Uberlândia intensificam os trabalhos de limpeza no município. As ações integram o programa Cidade Limpa, desenvolvido pelo prefeito Odelmo Leão com a missão de garantir a preservação dos espaços públicos, além de conferir bem-estar das pessoas nos momentos que antecedem o período chuvoso.
Durante todo o ano, as equipes percorrem diferentes pontos de Uberlândia com o objetivo de ampliar a abrangência dos trabalhos no cenário local. No segundo semestre, os serviços foram intensificados e bairros como Cazeca, Lídice, Tabajaras, Daniel Fonseca, Martins, Brasil, Aparecida, Osvaldo e centro já receberam as ações. Nesta semana, chegaram ao bairro Jardim Patrícia.
As ações contam com o envolvimento de 15 profissionais, que se mobilizam para os serviços de capina, varrição, recolhimento de materiais, limpeza das bocas de lobo e desobstrução de bueiros. Apesar da intensificação, a conscientização da população é fundamental para o sucesso dos trabalhos.
É o que afirma o encarregado da limpeza, Jerônimo Garcia Camargo. Há mais de 12 anos à frente das atividades, ele destacou a importância da ação conjunta para evitar conseqüências ainda maiores em razão do período chuvoso. “Fazemos um trabalho em caráter preventivo, com a limpeza dos bueiros e das bocas de lobo para dar vazão à água pluvial. Para isso, o morador precisa nos ajudar para evitar o acúmulo de materiais nesses espaços, porque a situação pode ficar ainda pior e prejudicar não apenas a sua residência, como a vizinhança e a comunidade em geral. Não jogar lixo na rua, esperar o caminhão da coleta e jogar entulhos apenas nos Ecopontos disponibilizados pelo município, contratar caçambas para materiais de construção civil são alguns passos para uma cidade melhor”, adiantou.
Mais de 150 bueiros por dia
Atualmente, mais de 150 bueiros recebem serviços de limpeza por dia em média em Uberlândia. Ainda esta semana, trabalhos no Luizote 1, 2 e 3 e em outros pontos da região central já estão agendados. Ações que, segundo Jerônimo, também auxiliam na saúde pública do município. “Já achamos carcaças de animais, plásticos, pneus e muito lixo doméstico nas bocas de lobo. Ainda mais nesse período, é importante que as pessoas se conscientizem para evitar riscos de doenças e de alagamentos. Além disso, a água que escorre pela superfície das vias também pode destruir o asfalto, por isso precisamos da participação de todos”, completou.