Área será usada para que as empresas plantem soja e milho de antemão e possam apresentar resultados no evento de 2018
A Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos realizou, sexta-feira (3), o preparo do solo de uma área do Parque de Exposições do Sindicato Rural de Uberlândia que receberá o plantio de soja e milho por parte das empresas que participarão de edição da Feira de Máquinas, Equipamentos, Implementos, Insumos Agrícolas e Veículos Utilitários (Femec) em 2018. O projeto pioneiro do evento, que é apoiado pela Prefeitura, permitirá que os expositores demonstrem, pela primeira vez, por meio de um cultivo realizado in loco, os resultados dos produtos e técnicas que serão oferecidos aos visitantes.
O campo experimental que está sendo preparado com técnicas de subsolagem e gradagem do solo pela secretaria tem 7 mil m². Uma equipe especializada e equipamentos da prefeitura atuaram nos trabalho. Se necessário, a mesma equipe retornará ao local nos próximos dias para complementar a preparação. Para o Femec, a área será dividida em quadros que receberão as espécies de dez empresas. Uma ação que pretende dar mais credibilidade aos produtores e colocará a transferência de tecnologia no campo ao alcance do homem do campo.
A Femec
A Femec é organizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia e tem como proposta trazer, anualmente, o que há de mais avançado em tecnologia destinada à produção agropecuária, como lançamentos de máquinas agrícolas, apresentação de genética de sementes de soja e milho com tratamento industrial, oferta de equinos para trabalho e lazer, venda de touros e matrizes selecionados geneticamente, além de amplo programa de cursos e palestras.
Com essa característica abrangente, a Femec atrai a participação pequenos e grandes produtores regionais desde 2012, ano em que foi criada. O apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, também garante que pequenos e médios agricultores e pecuaristas recebam orientação técnica e se cadastrem em programas oferecidos pelo Executivo. Durante a 6ª edição, realizada em março deste ano, 70 deles receberam atendimento no local, por exemplo.