Divulgação

O projeto Nau dos Mestres está revolucionando o ensino de ciências e artes. Implantado em sete unidades neste ano em Uberlândia, o projeto utiliza métodos lúdicos e Leonardo da Vinci, Apolo, Gaia e Merlin como personagens durante as aulas.

Uma das escolas beneficiadas é a Carlos Tucci (Babilônia), na fazenda Cachoeirinha, onde nesta semana 12 alunos do 8º ano participaram de uma aula sobre reações químicas. Com Merlin e o tema Como encher um balão sem assoprar, a professora Daniela Beraldo Barbosa ministrou uma aula diferente e que envolveu a turma. “Inicialmente foi feita a leitura da história com o mago. Em seguida debatemos sobre a proposta e depois os alunos usaram os materiais para encher um balão de ar, mas sem assoprar”, disse. Ao final, os resultados foram discutidos por todos e a educadora percebeu que o procedimento contribuiu para a vivência dos alunos.

Ainda segundo a professora, o projeto também é útil para os profissionais, pois utiliza materiais que transformam as teorias em práticas. “As leituras proporcionadas também contribuem para melhorar o vocabulário dos alunos”, afirmou Daniela Barbosa.

Laboratório móvel

A Nau dos Mestres é um laboratório de ciências móvel composto por quatro caixas, cada uma de um mestre – Merlin, Leonardo da Vinci, Apolo e Gaia. Cada caixa aborda um conjunto de temas e contém os materiais para realização de experiências, além de livros do professor e exemplares para alunos. O projeto permite ações práticas e multidisciplinares com estudantes do ensino fundamental e os educadores navegam pelas disciplinas de Química, Física, Biologia, Artes, Linguagem e Matemática.

As experiências são apresentadas como “missões” e os participantes devem solucioná-las para avançar nas histórias contadas nos livros. Para resolver os desafios, são utilizados conhecimentos científicos em atividades com desafios, jogos e entretenimento. Merlin explica temas relacionados à Química e à Física. Já Leonardo apresenta experiências ligadas à Geometria, aerodinâmica e movimentos, enquanto Apolo fala sobre energia e luz. Gaia tem sua temática ligada aos ciclos e elementos da vida, bem como preservação da natureza e biologia.

Utilizando a Nau como elemento motivador, os professores abordam conceitos e conteúdos definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), como meio ambiente, qualidade de vida, cultura e cidadania. Todo o projeto atende aos critérios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e de estudos acadêmicos.

Escolas escolhidas

A Nau dos Mestres é utilizada em alguns municípios do Brasil. Em Uberlândia, com o apoio da Monsanto, sete escolas receberam, sendo três na zona rural e quatro na zona urbana. O material fica permanente em cada instituição e ao final do ano haverá uma avaliação para ajudar em melhorias e perceber como o projeto ajudou alunos e professores.

Escolas que receberam o projeto:
– Escola Municipal Carlos Tucci (Rural)
– Escola Municipal Carlota de Andrade Márquez (Urbana)
– Escola Municipal de Sobradinho (Rural)
– Escola Municipal Dom Bosco (Rural)
– Escola Municipal Odilon Custódio Pereira (Urbana)
– Escola Municipal Otávio Batista Coelho Filho (Urbana)
– Escola Municipal Profª Cecy Cardoso Porfírio (Urbana)