Escola Municipal Stella Saraiva Peano trabalha noções de libras com os alunos
Estudantes de 8 e 9 anos fizeram uma apresentação com base na língua brasileira de sinais nesta terça-feira (3)

Foto: Marco Crepaldi – Secom PMU

Ensinar desde cedo valores de inclusão é a proposta de um projeto executado na Escola Municipal Professora Stella Saraiva Peano, no bairro Guarani. Nos últimos meses, alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental têm aprendido noções da linguagem de sinais, para dialogar melhor com pessoas com deficiência auditiva. Nesta terça-feira (3), duas turmas de terceiro ano realizaram uma apresentação na qual encenavam uma música em libras.

A ideia de incluir a linguagem brasileira de sinais durante as aulas surgiu em maio deste ano pelo fato alguns alunos possuírem familiares com deficiência auditiva. “São pelo menos oito pais nesta realidade. Por isso, a importância de abordar o tema e valorizar as pessoas enquanto ser humano, que é o primordial na educação. É um ensinamento para a vida toda”, comentou a diretora da unidade, Euclécia Pádua Diretora.

O projeto intensificou as atividades durante o último mês, nas comemorações do Setembro Azul, uma mobilização nacional para discutir a importância de inclusão de pessoas com deficiência auditiva nas escolas. São duas salas com alunos de 8 e 9 anos envolvidas no trabalho. “Recebemos o contato dos próprios pais dos alunos que nos vieram agradecer, pois esse tipo de atividade é rara nas escolas. Para eles, que são surdos, foi uma representatividade muito grande”, contou Karla Cafrune Cardoso, uma das professoras envolvidas.

A professora conta, ainda, que se surpreendeu pelo envolvimento dos alunos durante as aulas envolvendo a temática. “Eles foram muito inteligentes, pegaram muito rápido os movimentos. O envolvimento foi tremendo. Fiquei muito feliz, porque eles entenderam o significado. Eles puderam ter contato com essa perspectiva de lidar melhor com as pessoas com deficiência”, explicou a educadora.