Comunicação Dmae

A equipe de drenagem pluvial do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) continua realizando obras para aumentar a capacidade de escoamento da água de chuva no bairro Morumbi. Iniciadas em julho de 2017, as intervenções ainda estão em fase de execução e deverão ser finalizadas neste ano. As equipes têm construído bocas de lobo e grelhas, além de trabalhar na desobstrução dos poços de visita, na limpeza de bueiros e ampliação dos bolsões, usados para contenção da água. O trabalho está sendo realizado em conjunto com a Secretaria de Obras.

Nesta terça-feira (3), uma frente de trabalho esteve na rotatória de acesso à estrada do Pau Furado para dar continuidade à ampliação de 250 metros da rede que liga o bairro ao bolsão de contenção, que também foi aumentado. Nesta rotatória será feita ainda uma grelha para absorver a água, evitando que haja escoamento para a parte baixa do bairro.

Outra frente de trabalho realiza o mapeamento para a desobstrução de bocas de lobo que ficaram cobertas de lixo e entulho após as chuvas registradas na última segunda-feira (2). “Todas as ações, certamente, são para melhorar a vazão de água nos pontos críticos do bairro. Isso minimizará os problemas”, explica Paulo Euclides Ochiucci, diretor de drenagem pluvial do Dmae.

“São intervenções pequenas, mas acreditamos que vão ajudar no escoamento. Na primeira chuva, já pudemos perceber que a avenida Felipe Calixto Milken foi afetada em proporções bem menores que o presenciado em anos anteriores. Isso prova que estamos no caminho certo”, expõe.

Outros pontos

Já na avenida Antônio Jorge Isaac foram feitas bocas de lobo com ramais que interligam a rede aos grelhões de escoamento, assim como a rua Tamanduás. Neste local, foi realizada a desobstrução da rede pluvial por sucção.