Programa ‘Aprender a Fazer’ atende 100% das escolas municipais de ensino fundamental em Uberlândia
Em dois meses, mais de 150 educadores foram capacitados em noções de empreendedorismo
Mais de 5.500 alunos do quarto e quinto ano do ensino fundamental. Essa é a média de crianças que a Prefeitura de Uberlândia e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estimam abranger com a capacitação de 154 educadores da rede municipal de ensino. Essa conquista é resultado do programa ‘Aprender a Fazer’, que estimula noções de empreendedorismo, educação financeira e corporativismo entre os professores e educadores.
Lançado em julho deste ano, o programa do Município já abrangeu todas as 52 instituições de ensino fundamental da rede. Para a coordenadora de roteiro da secretaria de Educação, Liliane Ribeiro da Silva, a iniciativa estimula ainda mais o desenvolvimento de uma aula mais dinâmica e inovadora para os educadores em sala de aula.
“Ao todo, foram seis turmas e hoje tivemos as oficinas com as turmas de agosto. É muito bom porque motiva o professor, estimula a inovações em sua metodologia de ensino, além de compartilhar experiências com outros colegas e ter novas vivências. Com o programa, o educador recebe uma formação sobre o que é o empreendedorismo e como ele pode levar esse tema para a prática do ensino do quinto ano. Ele vive isso e na última etapa monta uma empresa, um produto e experimenta como é para então repassar os conceitos e vivências para os alunos”, afirmou Liliane Ribeiro.